CUIABÁ (MT): Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas

O processo de doação de sangue é rápido e não oferece riscos à saúde de quem doa.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Você sabia que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas? A doação é um processo rápido, seguro e que não oferece nenhum risco para a saúde do doador. E o melhor de tudo é sair do hemocentro com a sensação de dever cumprido. O servidor público Rivael Meira, 42 anos, morador de Cuiabá, é doador de sangue há 16 anos. Ele é considerado um doador fidelizado, ou seja, aquele que cumpre as doações regulares indicadas pelos profissionais da saúde. No ano passado, uma surpresa: a filha de Rivael, que estava grávida,
precisou de duas bolsas de sangue após complicações no parto. Segundo o servidor público, a transfusão foi essencial para a boa recuperação da filha. Ele, que já era doador e sempre buscou incentivar os conhecidos a também praticarem o ato, hoje sente mais certeza ainda do bem que a doação de sangue pode proporcionar. Ele mora no bairro Recanto dos Pássaros e, apesar da distância do hemocentro de Cuiabá, segue cumprindo o dever social.

TEC./SONORA: Rivael Meira, servidor público.

“É extremamente importante doar porque a gente sabe que tem muita gente precisando. Eu sempre tenho incentivado as pessoas a ‘doar’ sangue, parentes, amigos próximos, sempre estou incentivado. A gente sabe a necessidade, a minha filha foi uma, ela teve necessidade de sangue. Como eu faço doação, incentivo as pessoas e acabei vivendo isso na minha própria família. Eu acho que as pessoas que puderem doar, que tiverem boa saúde, disponibilidade de doar, que vá, que doe, que não tem problema nenhum. Simplesmente, vá e doe sangue porque é necessário sempre.”


LOC.:
O Hemocentro de Cuiabá é a unidade que coordena e serve de apoio para o restante da rede no estado de Mato Grosso. Por isso, é de extrema importância que os bancos de sangue da capital estejam sempre bem abastecidos. A gerente da hemorrede de Mato Grosso, Edirlene Antunes, é quem explica como uma doação de sangue pode salvar vidas e porque os hemocomponentes são tão importantes.


TEC./SONORA:
Edirlene Antunes, Gerente da Hemorrede de Mato Grosso.

“A gente tem que lembrar que a doação é voluntária, altruísta e anônima. Essas três prerrogativas não podem ser esquecidas pelo doador. Então, quando ele doa, ele vem porque ele quer e o paciente que vai receber não vai saber de onde está vindo esse sangue. E esse sangue é utilizado em várias situações. Com uma bolsa de hemocomponentes, ou seja, uma bolsa de sangue total, a gente consegue produzir até quatro tipos de hemocomponentes. Então, esses quatro tipos de hemocomponentes, separados, eles são específicos para coisas diferentes. Então, hoje, não existe nenhuma medicação que substitua a necessidade do sangue.”

LOC.: Para doar sangue é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar a salvar vidas. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O hemocentro de Cuiabá fica no bairro Porto, na Rua 13 de Junho. Se quiser falar com a unidade, ligue 3623 0044. Repetindo: 3623 0044. Você também pode doar sangue na Unidade de Coleta e Transfusão de Cuiabá, que fica na rua General Vale. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.