CUIABÁ (MT): Tecnologia é utilizada para encontrar focos do Aedes, na cidade

O VANT, veículo aéreo não tripulado, parece um avião pequeno e diferente do drone, porque não precisa de controle remoto para ser guiado. Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde está utilizando o VANT para localizar possíveis focos do mosquito que transmite dengue, chikungunya e vírus zika. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Ele não é um drone, mas também é utilizado para sobrevoar e registrar áreas que possam ter criadouros do mosquito Aedes aegypti. O VANT, veículo aéreo não tripulado, parece um avião pequeno e diferente do drone, porque não precisa de controle remoto para ser guiado. Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde está utilizando o VANT para localizar possíveis focos do mosquito que transmite dengue, chikungunya e vírus zika. O VANT mede um metro e 80 de altura e dois metros de largura e dentro dele existe um programa de computador que localiza reservatórios com água parada, registra a imagem e envia em tempo real para o sistema. A parceria foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde com uma empresa de tecnologia. A diretora de vigilância em saúde da Secretaria Municipal, Silvana Miranda, ressalta que a utilização do VANT na busca por possíveis focos do mosquito possibilita uma visão mais completa dos locais de difícil acesso.
 
SONORA: diretora de vigilância em saúde da secretaria municipal de Cuiabá, Silvana Miranda
 
“Além de nós termos os nossos, técnicos que vão por terra, ele já facilita porque de cima ele já aponta, enquanto a gente tem que bater palma, entrar e verificar. Por mais que o agente já conheça aquela área de abrangência dele, tem alguns pontos que ele não consegue entrar. E aí, com esse equipamento, dá para a gente verificar justamente isso.
 
REPÓRTER: O VANT já sobrevoou o bairro Pedra Noventa e o Santa Izabel, uma das localidades com maior infestação do Aedes. O secretário de fiscalização da Ordem Pública de Cuiabá, Eduardo de Sousa, explica como o aparelho registra a imagem e envia para os agentes comunitários técnicos de fiscalização.
 
SONORA: secretário de fiscalização da Ordem Pública de Cuiabá, Eduardo Henrique de Sousa
 
“Esse VANT tem um software que identifica água parada, mesmo em quantidades pequenas, que não estão a vista dos agentes epidemiológicos. Aí eles cruzam o sistema com o nosso banco de dados de mapas, explica o lote, o proprietário, e assim os agentes podem ir até o local e dar um destino adequado a elas. Fazendo tratamento, colocando o larvicida ou então eliminando esse local que pode ser criadouro do mosquito.”
 
REPÓRTER: O VANT, aparelho utilizado para encontrar possíveis focos do Aedes, alcança 150 metros de altura e pode sobrevoar cerca de três mil imóveis em duas horas. O morador de Cuiabá que quiser solicitar limpeza de casas fechadas ou de terrenos baldios pode ligar para a Prefeitura Municipal no número 3645 6279. Saiba mais na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.