CONFRESA (MT): Vacinação contra HPV está baixa no município. Meninas de 11 a 13 anos precisam tomar segunda dose

A segunda dose da vacina contra HPV está disponível na unidade de saúde no centro de Confresa. Meninas entre 11 e 13 anos devem se imunizar

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra HPV está disponível para as meninas entre 11 e 13 anos nos postos de saúde da cidade de Confresa. O município ainda não alcançou a meta de 75 por cento estabelecida pelo ministério da Saúde. A vacina é segura e não tem contraindicação. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque é importante vacinar as mulheres já na adolescência.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: De acordo com Instituto Nacional do Câncer, em 2015, existe um risco de 25 novos casos de câncer do colo do útero apenas no Mato Grosso. A meta do Ministério da Saúde para segunda fase da campanha é vacinar cerca de cinco milhões de meninas entre 11 e 13 anos. A unidade de saúde que fica na Avenida Centro Oeste, número 155, no centro de Confresa, está com as doses disponíveis. Também devem ser vacinadas as meninas a partir dos nove anos. É importante levar o cartão de vacina para o acompanhamento das outras doses.
 
Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.