CONCEIÇÃO DO COITÉ (BA): Município ainda não atingiu meta de vacinação contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As meninas de 11 a 13 anos que moram em Conceição do Coité devem ir aos postos de saúde para realizar a imunização na segunda dose contra o HPV. Apesar do crescimento de adesões em cinco por cento no município, o número ainda não atingiu a meta do Ministério da Saúde, que é de 80 por cento. A estimativa é que nesse ano, cerca de 1120 novos casos de câncer de colo de útero apareçam no estado da Bahia. Para combater esse número, o Ministério da Saúde oferece de graça nas unidades de saúde do município a vacina contra o Papiloma Vírus. Muitas adolescentes tomam a primeira dose, mas esquecem de tomar a segunda e a terceira, que são as mais importantes para a imunização total contra o HPV. É o que diz o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
 
"É importantíssimo que as meninas tomem o esquema completo, com três doses, porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres, é uma doença grave."
 
REPÓRTER: Portanto meninas de 11 a 13 anos, para combater o vírus e o câncer de colo de útero, compareçam em um dos 12 postos de saúde ou uma das oito unidades básicas de saúde do município e tomem a vacina de forma gratuita. A vacina é segura e não causa grave efeitos colaterais. O horário de atendimento é sempre de segunda a sexta-feira das oito da manhã às cinco da tarde. E não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação ou algum documento de identidade.
 
Reportagem, Lucas Bolzan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.