COLINAS (MA): Microrregião também sobre com infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Colinas e a microrregião Tuntum são localidades que estão em alerta de infestação do mosquito da Dengue, de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde. As duas cidades enfrentam problemas de abastecimento irregular de água e com isso, os reservatórios mal vedados possibilitam que ali seja mais um criadouro do mosquito. Mas a maior preocupação ainda está dentro da casa dos moradores, como explica o supervisor dos agentes de endemias de Colinas, Josemar Cardoso.
 
TEC/SONORA: Josemar Cardoso, supervisor dos agentes de endemias de Colinas (MA)
 
“O clima aqui é bastante tropical e é uma cidade bem difícil de combater. Primeiro a comunidade não ajuda tanto, como deveria ajudar. Nos fundos dos quintais, nessa época aqui, a gente tem um trabalho enorme de furar lata, emborcar garrafa. Todos os depósitos 100% fechados. O morador sempre tem que ficar sempre em alerta todos os dias.”
 
LOC: A recomendação também vale para os moradores de Tuntum, microrregião que saiu da classificação de risco de infestação com 14.8 e reduziu para 3.6. no índice, mas ainda, está em alerta. Este ano Tuntum teve 50 notificações de casos suspeitos de Dengue e Chikungunya. Para evitar que este número aumente você pode ajudar. Faça sua parte em casa eliminando qualquer objeto que possa acumular água parada e sirva como criadouro do mosquito. Saiba mais prevenção e combate no site:  saude.gov.br/combateaedes 
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.