COLATINA (ES): Região registrou nove casos confirmados de febre amarela e uma morte

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A região de Colatina registrou nove casos confirmados de febre amarela até o dia 23 de fevereiro. Ao todo, o Espírito Santo já tem 183 casos suspeitos, sendo 43 confirmados. Cinco destes em Colatina, três em Biaxo Guandu e dois em Pancas. Dos nove casos do estado que evoluíram para a morte do paciente, Colatina registrou dois e Pancas um. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo. Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Marilândia e São Domingo do Norte entraram na relação de municípios com vacinação cautelar, método de prevenção mais efetivo contra a doença.

Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Marilândia e São Domingo do Norte entraram na relação de municípios com vacinação cautelar, método de prevenção mais efetivo contra a doenç. O comerciante Fábio Pereira, 31 anos, é morador de Colatina e buscou o posto de saúde para se vacinar. Ele comenta sobre como a situação está sendo tratada na região.

TEC./SONORA: Fábio Pereira, comerciante.

“Não se falava muito nisso, porque não é uma região de mata. A última ocorrência disso por aqui ninguém lembra quando teve, mas é importante. Infelizmente tem que acontecer perto para a população se conscientizar. Não que a população estivesse não ligasse para essa questão. Mas para se atentar a esse tipo de situação.”


LOC.: Essa foi a primeira vez que Fábio se vacinou contra a doença, e afirmou que a população como um todo se mobilizou diante dessa questão.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede para a população das áreas de risco buscar a imunização.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“A população deve procurar os postos de vacinação. Não precisa ter pressa. Pode ser hoje, amanhã, semana que vem. As vacinas já estão disponíveis, e nós esperamos contar de fato com a mobilização da população. A situação é de alerta, está sob controle, temos as vacinas para distribuir, as equipes treinadas, então a população pode ficar tranquila que ela tem estrutura para ser assistida nesse momento.”

LOC.: Entre os sintomas causados pela febre amarela estão: febres súbitas, calafrios, dores de cabeça, olhos amarelados, dores no corpo, náuseas, vômito e fraqueza. Caso evolua para um quadro mais grave, o paciente pode apresentar febres altas, palidez, choque e insuficiência múltipla dos órgãos. Em caso de sintomas suspeitos, deve-se procurar um médico imediatamente. Não há um tratamento específico para a febre amarela, e o único método de prevenção é através da vacina. Para saber mais acesse: www.saude.gov.br.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.