CIANORTE (PR): Grávidas vão ganhar pulseira de citronela contra Aedes aegypti

Salvar imagem

REPÓRTER: Atenção, futuras mamães de Cianorte! A cidade está intensificando o combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e Zika. A partir desta segunda-feira, todas as mulheres que estiverem com até 20 semanas de gestação, e que fazem o acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde ou no Consórcio Intermunicipal de Saúde, vão ganhar pulseiras de citronela. A ação tem o objetivo de proteger as futuras mamães do Zika, vírus que pode causar o nascimento de bebês com microcefalia. Mas é importante permanecer atento às outras formas de combate ao Aedes. Apesar de a citronela ser reconhecida, popularmente, como uma planta que repele mosquitos, o infectologista e Doutor em medicina tropical, Pedro Luiz Tauil, explica que métodos de prevenção naturais ainda precisam ser testados e o jeito mais eficaz de exterminar o vetor é não deixar reservatórios com água parada.

 

SONORA: Pedro Luiz Tauil, infectologista e doutor em medicina tropical

“Tudo isso que se fala de outros produtos naturais, eles carecem de testes de validação, para ver se de fato eles funcionam, quer como repelentes, quer como larvicidas. Para combater o melhor método é não permitir a existência de reservatórios artificiais de água.”

 

REPÓRTER: Além das pulseiras, a Secretaria Municipal de Saúde também está distribuindo repelentes para quem está com suspeita de dengue, Zika ou chikungunya, nos sete primeiros dias dos sintomas, que é o período de transmissão das doenças. Com a prescrição, o paciente pode buscar o repelente na Farmácia Central. É sempre bom lembrar que a o melhor jeito de se prevenir de todas as doenças que o Aedes transmite é não deixando ele nascer. Por isso, a recomendação é que toda semana, as famílias limpem e eliminem os criadouros do vetor em casa, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

 

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 

“15 minutos por semana, em um dia determinado, para fazer essa limpeza. Fazendo isso ininterruptamente. Isso não pode parar nunca. Até quando nós vamos fazer? Até sempre! Não podemos relaxar.”

 

REPÓRTER: Mais informações sobre o Aedes aegypti podem ser encontradas na internet, no site combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.