CEARÁ: Períodos festivos afetam estoques de sangue no Estado

Número de doações caem e demanda por sangue aumenta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Cinquenta vezes. Esse é o número de doações de sangue que o farmacêutico Ernesto da Rocha, de 49 anos, já fez na vida. Ernesto é morador do bairro Parangaíba, em Fortaleza. Ele conta que começou a fazer as doações depois que uma tia precisou de sangue, quando tinha 18 anos. A partir daí, Ernesto se tornou um doador frequente e já prepara os filhos, de 9 e 12 anos, a fazerem o mesmo no futuro. Ele conta em quais épocas costuma fazer as doações.
 
TEC./SONORA: Ernesto da Rocha, farmacêutico.
 
“Eu procuro sempre adequar o meu calendário para que eu faça doações nos períodos de festa, que concentram uma maior necessidade de sangue, como Carnaval, Natal, Semana Santa, São João, Virada do Ano. Então, nessas datas comemorativas mais significantes eu sempre estou doando sangue.”
 
LOC.: Luciana Carlos é diretora geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, o Hemoce, que controla sete pontos de coleta em todo o estado. Luciana confirma que durante os períodos festivos as doações diminuem, enquanto a procura por sangue aumenta. A chegada das comemorações de São João preocupam as autoridades. Luciana reforça a importância dos voluntários seguirem exemplos como o de Ernesto, e manterem as doações constantemente.
 
TEC./SONORA: Luciana Carlos, diretora geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará.
 
“Nós temos no imaginário aquela ideia de ‘uma pessoa está precisando, vou doar sangue agora’. Mas nós precisamos lembrar que para esse sangue ser disponibilizado, depois da doação, ele precisa ser examinado e processado. Então, dificilmente, em um momento de emergência, um paciente vai ser beneficiado por um doador que saiu de casa depois que soube da necessidade de alguém. Então é por isso que precisamos das doações regulares, constantes, para que os estoques estejam sempre prontos para os atendimentos imediatos, para o paciente que precisa de transfusão naquele momento.”
 

LOC.: Quem estiver interessado em doar deve ter mais de 50 quilos, entre 16 e 69 anos de idade e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos de idade devem apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis. Para saber qual a unidade de coleta mais próxima, ligue para 3101.2296, repetindo 3101.2296. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.