CEARÁ: Estado pretende reforçar ações passadas e propor novas ideias de combate

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Mais de 70 mil pessoas foram infectadas pela Dengue, Zika e Chikungunya, no Ceará, em 2016, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Por causa do calor e das chuvas, o Verão é a estação do ano em que o mosquito transmissor mais se reproduz. Para o ano que está começando, o governo do Ceará quer melhorar o trabalho feito no ano passado e criar novas ações de combate ao mosquito. Segundo o coordenador do comitê estadual de combate ao mosquito, Caio Cavalcanti, uma dessas ações é envolver os alunos das escolas públicas.

TEC./SONORA: Caio Cavalcanti, coordenador do comitê estadual de combate ao mosquito

“Pretendemos realizar gincanas educativas nas escolas estaduais e municipais do Ceará. São gincanas voltadas também para o fomento e o estímulo da participação dos alunos para que eles possam mobilizar pais, familiares e comunidade. E que também esses alunos possam, de forma criativa, demonstrar inovações e métodos inovadores para combater o mosquito. A gente sabe que com os alunos tem muita criatividade.”


LOC.: Segundo Caio Cavalcanti, o governo do Ceará também quer aperfeiçoar as análises epidemiológicas e laboratoriais feitas pelo estado e pelos municípios. A intenção com isso é obter informações de melhor qualidade sobre o material que é coletado nas visitas domiciliares dos agentes de saúde. Para conseguir essa melhoria, no entanto, o governo do estado precisa investir em capacitação profissional. É o que conta Caio Cavalcanti.

TEC./SONORA: Caio Cavalcanti, coordenador do comitê estadual de combate ao mosquito

“Essa capacitação tem que ter um foco mais na prática e tem que envolver o controle do mosquito, prevenção, diagnóstico, assistência e recuperação das arboviroses e suas consequências. Com a qualificação dos agentes comunitários de saúde e de agentes de combate a endemias. Precisamos estar qualificando eles aqui no estado. Nós já temos um número bom desses profissionais. Mas vamos reforçar e fortalecer essa capacitação. E capacitar também, alunos de escolas públicas e particulares e a comunidade. A ideia é que a gente possa fomentar mobilizadores sociais, multiplicadores sociais, pessoas da própria comunidade para estar fazendo essa atuação.”


LOC.: Mas além dos esforços do governo do estado, é preciso que a população faça a parte dela, eliminando os focos do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.