CATAGUASES (MG): Palestras e mutirões são algumas das ações de combate ao Aedes, no município

Cataguases realiza ações de combate ao Aedes aegypti com palestras e mutirões. O mosquito transmite a dengue, a chikungunya e o vírus Zika. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cataguases realiza ações de combate ao Aedes aegypti com palestras e mutirões. O mosquito transmite a dengue, a chikungunya e o vírus Zika. Além disso, os estudantes da rede pública de educação aprendem as formas de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito em palestras. As ações de combate ao Aedes, em Cataguases, contam com 60 agentes comunitários de endemias. Eles têm a missão de vistoriar mais de 32 mil imóveis na cidade. Júnia Barbosa mora no Paraíso. O bairro está entre as localidades do município com alta infestação do mosquito. Ela conta que, a prevenção, ou seja, o combate ao mosquito é a única forma de proteção da dengue, chikungunya e do Zika.
 
SONORA: moradora do Paraíso, Júnia Silveira Barbosa
 
“Ele já vem preparado. Às vezes a gente se esquece de alguma coisa e eles nos orientam. É muito importante, ainda mais agora. Antigamente era só a dengue, a gente tem a chikungunya, tem a Zika. Então se a gente não fizer o mínimo depois vai ser muito difícil erradicar.”
 
REPÓRTER: Além do bairro Paraíso, os Bairros Tomé e Jardim também estão entre as localidades com alto número de infestação pelo Aedes. A população precisa contribuir destruindo possíveis focos do mosquito e facilitando a entrada dos agentes em casa, como pede o coordenador de Controle de Endemias, de Cataguases, Alencar Norte Júnior.
 
SONORA: coordenador do núcleo de controle de endemias, Alencar Francisco Norte Júnior
 
“Sou de Cataguases, coordenador do núcleo de controle de endemias. Estamos pedindo o apoio de todos no enfretamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Venho pedir a colaboração de todos que estejam abrindo suas residências para ajudar os agentes a combater esse mal.”
 
REPÓRTER: Ainda não existem remédios ou vacinas para proteção da dengue, chikungunya e do Zika. Por isso, a única forma de não sofrer com as doenças é impedir que o Aedes nasça, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“Como nós não temos vacina, nós só temos um caminha a trilhar: é eliminar o mosquito para que ele não transmita nem a dengue, nem a chikungunya e nem o vírus Zika.”
 
REPÓRTER: Se você conhece locais que possam ser possíveis criadouros do Aedes, sem condições de serem limpos pela população, ligue para a prefeitura. O número é: 3422 3589. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.