Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

Casos de dengue no estado de São Paulo podem aumentar em março

Dados do ministério da Saúde revelam que, em 2020, São Paulo tem, até o momento, mais de 18.600 casos prováveis de dengue

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com um possível surto de dengue previsto para o início do ano em cidades paulistas, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo age para evitar a proliferação do mosquito que transmite a doença. O superintendente da Superintendência de Controle de Endemias, Marcos Boulos, relata que a dengue já afeta cidades das regiões de São José do Rio Preto e de Presidente Prudente. Se somados os registros dos Departamentos Regionais de Saúde dos dois municípios, os casos confirmados ultrapassam 3,7 mil, só em 2020. 

A situação se torna mais preocupante, segundo Boulos, porque tanto a infestação do mosquito quanto o número de casos das doenças que o vetor transmite podem aumentar nos próximos dias e se espalhar para outras áreas.

"A expectativa é de que teremos, agora em fevereiro e em março, níveis mais altos das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue. Ou seja, a epidemia pode ter um atraso, mas já esperamos que o número de casos aumente a partir de agora.”

ARB Mais

O combate ao mosquito, no estado, conta com apoio do Ministério da Saúde, além da participação de outros órgãos, como as Secretarias de Educação e Transportes Metropolitanos e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, entre outros. A iniciativa pretende engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya e Zika.
O diretor da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Júlio Croda, lembra que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Por esse motivo, o especialista reforça a necessidade de toda a população ficar atenta e eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

“Essa eliminação de focos deve ser semanalmente. O ciclo do mosquito se completa em sete dias. Se você demora mais de sete dias para eliminar um foco, você não está sendo eficiente na eliminação, porque já houve a transformação em larva e em mosquito alado.”

Dados do ministério da Saúde revelam que, em 2020, São Paulo tem, até o momento, mais de 18.600 casos prováveis de dengue, com cerca de 40 registros a cada 100 mil habitantes. No mesmo recorte, a chikungunya - outra doença transmitida pelo Aedes aegypti – responde por 136 casos e Zika, por 3.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.