CARPINA (PE): 42 mil imóveis devem ser visitados, no combate ao Aedes, até o fim do mês

Caçambas vão dar suporte em mutirão contra o mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Não basta ouvir as orientações repassadas pelos agentes de combate ao Aedes aegypti. É importante que toda população de Carpina siga o exemplo da professora Janete Oliveira, de 34 anos. Ela mora em Cajá, uma das localidades mais afetadas pela infestação do mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Janete conta que já teve a casa vistoriada, mas nunca deixa de tomar os cuidados para evitar que o mosquito nasça.
 
SONORA: Professora, Janete Oliveira
 
“Aqui no bairro é assim: alguns tomam conscientização, mas nem todos. Mas na verdade a gente vem trabalhando, pelo menos na minha rua, no meu bairro, em relação a não deixar água parada e sempre jogando os lixos em saquinhos.”
 
REPÓRTER: Em Carpina, 152 agentes comunitários de saúde e 59 de endemias estão nas ruas identificando e eliminando focos do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya. Até agora, 80% dos imóveis foram vistoriados, segundo informações da secretaria municipal de Saúde. O objetivo é que 42 mil sejam visitados. O município também vai promover mutirões de combate ao Aedes do dia 14 ao dia 29 deste mês. A ação vai contar com o suporte de caçambas para recolher entulhos. Mas é preciso que todos cooperem e abram as portas para os agentes de combate, como pede a gerente de Vigilância em Saúde, da secretária Municipal de Saúde, de Carpina, Jael Maria.
 
SONORA: gerente de Vigilância em Saúde, da secretária Municipal de Saúde, de Carpina, Jael Maria
 
Eu solicito a todos os moradores de Carpina que participem nessa campanha com a gente, com a Secretaria de Saúde, nesse combate ao mosquito. Deixe o agente de endemias entrar na sua casa, deixe o agente de endemias eliminar os focos do mosquito. Não deixem água parada. Eliminem todos.”
 
 
 
REPÓRTER:   O ideal é que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. A participação da população é fundamental para que o combate ao mosquito seja eficiente, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“O indispensável é a participação de vocês, é a participação da sociedade. E o que é que nos dá esperança, que nos dá confiança? É que nós já o vencemos no passado. Nós temos vários exemplos que a sociedade junto com o poder público se mobilizou e conseguiu praticamente eliminar o mosquito.”
 
REPÓRTER: Se você conhece algum lugar que possa ser criadouro do Aedes aegypti e queira denunciar, ou se tem dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, pode ligar no telefone da Secretaria Municipal de Saúde de Carpina. O número é: 3621-6828. Saiba mais sobre a mobilização contra o Aedes aegypti no endereço combateaedes.saude.gov.br.

 


Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.