CARIACICA (ES): Reforma trabalhista pode flexibilizar leis; proposta pode ser consolidada em 2017, de acordo com deputado

A reformas vai possibilitar acordos que sejam bons tanto para os funcionários quanto para os patrões

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.:Trabalhar mais horas em dias mais atarefados e folgar em dias tranquilos pode ser uma realidade no Brasil. Essa é apenas uma das medidas que integra Reforma Trabalhista e está em discussão na Câmara dos Deputados. Para o líder da maioria na Casa, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), a Reforma Trabalhista faz parte do eixo de reformas que devem acontecer neste ano.

TEC./SONORA: Lelo Coimbra, deputado, líder da maioria na Câmara (PMDB-ES)

“2017 é o ano de consolidação das reformas. Ele será o ano em que nós devemos vê-lo como o tempo para que nós debatamos o necessário e façamos maiorias que possam decidir pelos projetos de reforma. Eu estou falando da terceirização, eu estou falando da reforma trabalhista, eu estou falando da reforma previdenciária, como os três eixos principais de desamarração das questões estruturais em nosso país.”


LOC.:
Vale lembrar que a flexibilização vai acontecer, toda, dentro do limite estabelecido pela Constituição. A diferença é a possibilidade de fazer acordos que sejam bons tanto para os funcionários quanto para os patrões. É o que explica o presidente Emérito da Academia Nacional de Direito do Trabalho, Nelson Mannrich.


TEC./SONORA: Nelson Mannrich – Presidente Emérito Da Academia Nacional De Direito Do Trabalho

“Nós estamos falando de um espaço de negociação, onde haverá a possibilidade de as empresas e os sindicatos fazerem adaptações. Então se eu trabalhar hoje por doze horas, eu vou ter que descansar de tal maneira que eu cumpra a legislação em termos de duração do trabalho.”

LOC.: Alex Bastos é diretor da Bless – Brasil Cosméticos, que fica na rua Manoel Freire Correia. São 13 funcionários que trabalham na empresa em Cariacica. Na avaliação de Alex Bastos, a aprovação de uma Reforma Trabalhista é o mínimo que deve acontecer para que os empresários e funcionários possam fazer acordos que beneficiem as duas partes.

TEC./SONORA: Alex Bastos, diretor da Bless – Brasil Cosméticos

“É o mínimo, é a coisa mais básica que tem. Que é o entendimento entre o empresário e o seu empregado. Por que eu não posso dar só meia-hora de almoço para o meu funcionário, e ele sair meia hora mais cedo e ir para a faculdade? Então ela [a reforma] é esperada e é necessária”.

LOC.: Nesta segunda-feira (20), especialistas vão se reunir em Vitória para debater a reforma e os impactos para os trabalhadores e o mercado de trabalho. A proposta está sendo discutida na Comissão Especial na Câmara dos Deputados e também prevê outros pontos, como o trabalho feito da própria casa e a divisão das férias em até três vezes.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.