Marcello Casal/Agência Brasil
Marcello Casal/Agência Brasil

Candidatos do Enem digital podem pedir reaplicação até dia 12 de fevereiro

Estudantes podem solicitar reaplicação em casos de não participação por conta de sintomas de Covid-19 ou problemas logísticos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Está aberto o prazo de solicitação de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos têm até o dia 12 de fevereiro para informar a impossibilidade de participação nas provas que aconteceram em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, devido a sintomas de Covid-19 ou problemas logísticos, por exemplo.

O prazo se iniciou nesta segunda-feira (8). Para realizar o pedido, é necessário acessar a Página do Participante e enviar exames e laudos médicos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), caso os documentos ainda não tenham sido anexados nas semanas anteriores. 

De acordo com o último balanço divulgado pelo Inep, 320 participantes do Enem digital solicitaram a reaplicação, já aprovada para 194 pessoas. As provas serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro, apenas na versão impressa. Além da Covid-19, podem solicitar a reaplicação os participantes com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Dentro dos problemas logísticos aceitos pelo edital no Enem, estão, por exemplo, desastres naturais que impliquem no comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.