CAMPINA GRANDE (PB): Hemocentro da cidade está preparado para os festejos juninos

Época é marcada por aumento da demanda de transfusões sanguíneas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A cidade de Campina Grande não enfrenta dificuldades para a captação de sangue. A diretora do hemocentro, Elilia Pombo, disse que o estoque na unidade de saúde está cheio e preparado para as festividades do período de São João. Em média, 300 bolsas de sangue são coletadas por dia. Além disso, o trabalho no hemocentro está voltado para o mês de junho, quando a época de festas é intensa. Elilia explica o porquê dessa preocupação com a data comemorativa.

TEC./SONORA: Elilia Pombo, diretora do Hemocentro de Campina Grande.

“São João, aqui em Campina Grande, é um mês de festa. A gente aqui lida com fogueiras, com a questão de queimaduras. A gente lida aqui até mesmo com a violência urbana durante a festa. A gente tem que ter uma preocupação sim de ter o abastecimento. Não que a gente vá só trabalhar para esse público, mas que a gente tem que ter um estoque que nos dê uma tranquilidade que a gente vai poder atender quando for solicitado.”

LOC.: Desde 2008, a veterinária Michelline Damião, 38 anos, moradora do bairro de Alto Branco, vem doando sangue. Casada e com um filho pequeno, ela conta que começou a realizar o ato de doar quando escutou um pedido do hemocentro pelo rádio e decidiu ir ao local. A veterinária diz que depois disso tomou gosto e toda vez que vai ceder sangue a quem precisa se sente poderosa em poder ajudar uma pessoa. Ela diz que doar é muito gratificante.

TEC./SONORA: Michelline Damião, veterinária.

“Que aquele ato que você está fazendo é um ato de amor pelo outro, por uma pessoa que você não conhece, que você nem sabe que existe, mas que você sabe que alguém vai necessitar daquele sangue que você tá doando. Então, uma ação que você faz é aquele mandamento, amai aos outros como a si mesmo. Você tá se dando para alguém.”


LOC.: O Hemocentro Regional de Campina Grande está localizado na Rua Professora Eutécia Vital Ribeiro, no bairro de Catolé. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã às seis da tarde. O telefone para contato é o 3310-7130. Repetindo, 3310-7130. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.