CAMPINA GRANDE (PB): Cidade precisa de mais doadores fidelizados ao hemocentro

Necessidade é de ter estoques de sangue com o número cada vez melhor

Salvar imagem

LOC.: O estoque de sangue do hemocentro da cidade de Campina Grande está bom. O local sempre realiza campanhas pontuais visando não ter problemas com as bolsas de sangue. Um exemplo para aumentar a captação dos doadores são as ações realizadas em datas comemorativas, como no dia 14 de junho, que é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A diretora do Hemocentro Regional de Campina Grande, Elilia Pombo, comenta que a população ainda precisa se fidelizar ao ato de doação. De acordo com ela, algumas pessoas só vão ao hemocentro para ajudar algum familiar ou amigo. Infelizmente, a diretora não pode ser uma doadora, pois contraiu hepatite numa época que a deixou incapacitada para realizar esse gesto. Elilia fala sobre o sentimento de ajudar o próximo e convoca a população para contribuir.

TEC./SONORA: Elilia Pombo, diretora do Hemocentro Regional de Campina Grande.

“Quando a gente para pra pensar que no nosso corpo a gente pode ter um elemento que pode estar salvando vidas, eu acho que isso daí já diz tudo. Então a importância é grandiosa, o doador de sangue tem que ser ovacionado, a gente precisa que mais pessoas se engajem na causa, que se tornem fidelizados, que não doem apenas uma vez porque um conhecido está precisando, mas que eles fiquem costumeiramente vindo e procurando o serviço para doar.”

LOC.: Comovida por uma propaganda de doação de sangue nas rádios da região, a veterinária de 38 anos, casada e mãe de um filho, Michelline Damião, doa desde 2008. A moradora do bairro de Alto Branco comenta que tem uma grande circulação de sangue no organismo e o corpo que pede por doação. Fazendo o gesto por amor ao próximo ela conta o que sente a cada contribuição realizada.

TEC./SONORA:
Micelline Damião, veterinária.

“É aquela mesma teclinha, é ajudar a salvar uma vida. Então você vê aquela importância de tirar aquele pouquinho que não é, pensando assim, não é nada, mas que pode ser dividido para vários. Tanta coisa que pode sair dali, tão pouquinho aquele líquido para salvar uma vida. É assim, eu me sinto poderosa. Salvar alguém que precisa de mim.”

LOC.: Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Esse gesto pode salvar até quatro vidas. Para realizar essa contribuição fundamental, a pessoa deve estar saudável, ter de 16 até 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos. O Hemocentro Regional de Campina Grande está localizado na Rua Professora Eutécia Vital Ribeiro, no bairro de Catolé. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã até às seis da noite. O telefone para contato é o 3310-7130. Repetindo: 3310-7130. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.