CAMOCIM DE SÃO FÉLIX (PE): Município está com risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Além de Camocim de São Félix, outras cidades de Pernambuco registram alto índice de infestação do mosquito transmissor

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Camocim de São Félix está em estado de risco para a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Mesmo combatendo o mosquito com mutirões de limpeza nos bairros mais afetados ou vistorias dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde nos imóveis da cidade, o município não consegue melhorar a situação. Para a Secretária Municipal de Saúde de Camocim de São Félix, Clarissa Siqueira, o município só vai ficar livre do mosquito se a população ajudar. Então Clarissa diz de que forma os moradores podem colaborar.

TEC/SONORA: Clarissa Siqueira, Secretária Municipal de Saúde
“Seguindo as orientações que recebem dos agentes em relação ao armazenamento da água para evitar o acúmulo. Apesar de todas as orientações que são dadas, caso reste alguma dúvida, a Secretaria de Saúde disponibiliza um agente para voltar na casa, para a pessoa rever as informações que foram repassadas e seguir as orientações.”

LOC: Além de Camocim de São Félix, outras cidades de Pernambuco registram alto índice de infestação do mosquito transmissor, como é o caso de João Alfredo, Inajá e Betânia. Com a seca no Nordeste, o armazenamento de água é comum na região. Para a Gerente de Vigilância em Saúde do estado, Claudenice Pontes, se essa água não for armazenada corretamente o mosquito vai ter onde colocar os ovos.

TEC/SONORA: Claudenice Pontes, Gerente de Vigilância em Saúde do estado

“Esse é o nosso maior problema. Eles usam muito baldes e tonéis. Então, nós orientamos para que essa água seja armazenada corretamente. Não deixem nenhuma abertura para que o mosquito possa entrar e se proliferar. Se você encontrar larvas nos seus depósitos, tente recolher porque podem se tornar um mosquito transmissor de doenças.”


LOC: O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito dentro de casa. Mas você pode ajudar ainda mais. Converse com seus vizinhos, troquem ideias, façam mutirões de limpeza. O importante é todo mundo entrar nessa luta. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.