Agência Brasil
Agência Brasil

Câmara dos Deputados nega brecha para prorrogação do estado de calamidade pública no texto da LDO

Em nota, presidência da Câmara afirmou que note técnica do Congresso visa apenas adequar a Lei de Diretrizes Orçamentárias caso o Executivo decida estender o estado de calamidade

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Câmara dos Deputados afirmou, por meio de nota, que “não há qualquer brecha” para que o estado de calamidade pública seja prorrogado no texto do projeto que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021. De acordo com o documento, o projeto de LDO prevê apenas as regras que seriam aplicáveis a partir de um pedido do Governo Federal pela prorrogação. 

A nota da Câmara foi publicada após uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo afirmar que um parecer das consultorias da Câmara e do Senado sugere colocar uma brecha na LDO para possível adiamento do estado de calamidade. 

Segundo a nota, a sugestão é que o projeto da LDO traga as regras que seriam aplicáveis se o Congresso nacional for provocado pelo Poder Executivo e decidir pela prorrogação do estado de calamidade e que, sem essa previsões, uma eventual ampliação demandaria inúmeros ajustes no texto. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.