BRASILÉIA (AC): Hemonúcleo de Brasiléia se preocupa com queda de doações

Nos últimos sete anos, a queda no número de doações tem sido constante no Hemonúcleo de Brasiléia.

Salvar imagem

LOC.: O Hemonúcleo de Brasiléia conta com 951 doadores de sangue cadastrados, mas apenas 10% são fidelizados. Fidelizados são aqueles doadores que voltam para ajudar a manter os estoques da unidade que atende toda a regional do alto Acre, composta pelos municípios de Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Assis Brasil, além de Brasiléia. Segundo o bioquímico do hemonúcleo Adauto Sampaio, nos últimos sete anos a queda no número de doações tem sido constante. Para ele, a situação é preocupante, pois apresenta um cenário crítico para o banco de sangue local..

TEC./SONORA: Adauto Sampaio, biomédico, Hemonúcleo de Brasiléia..

“O maior problema aqui é nós conscientizarmos as pessoas de virem fazer sua doação, já que os nossos estoques se encontram baixíssimos. Daqui um tempo, eu acredito que todos os nossos bancos de sangue do Brasil podem entrar em colapso de estoque. E o ruim disso tudo aí é que a medicina ainda não inventou nada que substituísse o imunobiológico para salvar uma vida.”

LOC.:
Luzivânia Pacheco, 30 anos, foi ao Hemonúcleo de Brasiléia fazer a sua primeira doação. Solteira, moradora da Rua Generalíssimo Teodoro, no centro da cidade, foi doar para um amigo que estava precisando de sangue. Como foi a sua primeira experiência como doadora, a gerente administrativa buscou esclarecer todas as dúvidas sobre a doação. Luzivânia tem consciência da importância de se doar sangue e pretende tornar o ato uma rotina em sua vida.

TEC./SONORA: Luzivânia Moura Pacheco, gerente administrativa.

“Me passaram todas as informações. Eles falam que a gente tem que estar em boas condições de saúde. Eu acho que tem que ter sempre bem a conscientização das pessoas e informar da importância que tem. É sempre bom a gente ajudar o próximo e sempre colocar que poderia ser a gente na situação da outra pessoa.”

LOC.: Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.  O Hemonúcleo de Brasiléia está localizado na Rua Generalíssimo Teodoro, no bairro Raimundo Chaar. As coletas são realizadas apenas nas terças, das sete e meia da manhã às cinco horas da tarde e nas quintas, das sete e meia da manhã ao meio-dia. O telefone de contato é o 3546-3791. Repetindo: 3546-3791. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.