BOLETIM DA SAÚDE: Confira os destaques da semana de 10/03 a 16/03

O Boletim da Saúde desta semana traz informações sobre uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação para promover a vacinação nas escolas. Também fala sobre metas do governo federal para combater a obesidade.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, para você que nos ouve em cada canto desse Brasilzão! Estamos aqui para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques dessa semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde traz informações sobre uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação para promover a vacinação nas escolas. Também vamos conhecer as metas do governo federal para reduzir o índice de obesidade na população, principalmente entre as crianças. Vamos começar chamando o repórter Luiz Philipe Leite com informações sobre a parceria entre Saúde e Educação. Quais são as novidades, Luiz?

REPÓRTER LP: Débora, essa parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação vai ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes contra o HPV e a meningite C. As escolas vão atuar junto com as equipes de atenção básica para atualizar a caderneta dos estudantes. Inclusive, com ações de vacinação nas unidades de ensino. Para isso, será renovada uma portaria do Programa Saúde na Escola que prevê ações voltadas à prevenção e promoção da saúde nas salas de aula, conforme destaca o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva.

SONORA: secretário de Educação Básica/MEC, Rossieli Soares da Silva

“Todos os indicadores demonstram que se a gente conseguir mobilizar a Rede Educacional, entender a importância desse papel para a imunização dos nossos jovens e das nossas crianças, é fundamental”.

REPÓRTER LP: Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a retomada da parceria com o Ministério da Educação, para atualizar o calendário vacinal dos escolares, é fundamental não só com relação à meningite C e o HPV, mas para todas as demais vacinas do Calendário Nacional de Imunizações do SUS.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Vamos partir agora para essa este planejamento, dentro do programa da portaria interministerial Saúde na Escola, estará expressa esta questão da atualização e regularização da caderneta vacinal, e outra medidas que nós faremos, conjuntamente com o calendário definido, para que a gente possa dar saúde à população”.

REPÓRTER LP: Outra medida anunciada pelos ministros da Saúde e da Educação foi a inclusão dos professores das redes públicas e privadas como público prioritário para receber a vacina da gripe. Quase dois milhões e meio de professores serão beneficiados

LOC EDMAR: Que bacana, Luiz! Essa vacina da gripe para os professores é realmente muito importante. Afinal, os educadores têm contato com centenas de alunos todos os dias. Dai que eles não só ficam mais expostos aos vírus da gripe, como podem acabar ampliando a disseminação da doença. Agora, como publico prioritário da vacina contra a gripe, certamente o ambiente escolar estará mais protegido. Bom, agora nós vamos chamar o repórter Janary Damacena, que vai falar sobre as novas metas de combate a obesidade no Brasil. Janary, o governo federal pretende reduzir esse problema no país?

REPÓRTER JANARY: Edmar, primeiro precisamos entender que os brasileiros têm consumido cada vez mais alimentos industrializados e deixado de comer alimentos básicos, como arroz, feijão, frutas, legumes, carnes e peixes. E o resultado disso, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, é que mais da metade da população do país já está acima do peso. De olho nesses números, o Ministério da Saúde, por meio de políticas e programas, quer reverter este cenário. Um exemplo é o acordo com a indústria alimentícia de reduzir o volume de sódio utilizado em alimentos, como detalha o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

“Já retiramos 15 mil toneladas de sal dos alimentos processados e agora estamos finalizando, com a indústria, um protocolo para redução do açúcar. No caso do açúcar é um pouco mais difícil porque apenas 20% do açúcar consumido está nos alimentos processados. A maioria é adicionada, que as pessoas utilizam no dia-a-dia”.

REPÓRTER JANARY: Para alcançar o objetivo de reduzir a obesidade no Brasil, o Ministério da Saúde, assumiu três metas para o enfrentamento a essa doença que devem ser cumpridas até 2019. As metas são: impedir o aumento do número de pessoas obesas; reduzir em 30% o consumo de refrigerantes e sucos artificiais; e aumentar em quase 18% o consumo de frutas e hortaliças. Para o ministro da saúde, Ricardo Barros, as crianças devem ser o alvo principal desta reeducação alimentar.

SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

“Isso é o grande desafio nosso: convencer a população a preferir os alimentos naturais e a buscá-los no seu dia-a-dia. Esse é o desafio. É uma questão de educação”.

REPÓRTER JANARY: Essa metas do governo brasileiro foram anunciadas durante a abertura do Encontro Regional para o Enfrentamento da Obesidade Infantil, em Brasília. O evento é uma preparação para que os países implementem a Década de Ação das Nações Unidas para a Nutrição 2016/2025.

LOC EDMAR: Janary, muito obrigados pelas informações. Tomara que os familiares dessas crianças ajudem não só a melhor a alimentação delas, como também se alimentem melhor, servindo de exemplo para os pequenos. Quem sabe assim, conseguiremos promover a saúde dos brasileiros num tempo menor que o proposto pela ONU. E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando as notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.