BOLETIM DA SAÚDE: Confira os destaques da semana de 1 a 5/5/2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre uma lei que autoriza os pais a registrarem o nascimento dos filhos na cidade onde moram. Também vamos falar sobra a vacinação de professores contra a gripe.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, Brasil! Estamos nas ondas do rádio para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde vai falar sobre uma lei que autoriza os pais a registrarem o nascimento dos filhos na cidade onde moram. Também vamos falar sobre a vacinação de professores contra a gripe. O repórter Janary Damacena já está aqui no nosso estúdio para falar sobre isso. Janary, os professores já podem se proteger da gripe?

REPÓRTER JANARY: Débora, pela primeira vez, cerca de 2 milhões e 300 mil professores de todo Brasil recebem a vacina contra a gripe. Nesta semana, o ministro Ricardo Barros, acompanhou a vacinação de professores em uma escola pública de Brasília. A medida faz parte de uma grande mobilização do Governo Federal para incentivar estados e municípios a realizarem a vacinação dos professores no ambiente escolar. A ação também serve de exemplo para os estudantes.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Para efeito de demonstração para as crianças, vacinamos os professores, de modo que estas crianças não terão medo de vacina. Pelo contrário, entendem que vacina é importante e, a partir do exemplo dos professores, passaram a buscar a vacinação junto com os seus pais, junto com a sua família, para que nós tenhamos a maior cobertura vacinal possível, que é isso que vai nos garantir a proteção e prevenção para as nossas crianças e para a nossa população”.

REPÓRTER JANARY: O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reforçou a importância da integração Saúde e Escola.

SONORA: governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg

“Nós conclamamos todos os grupos que devem ser atendidos por essa vacina, que se vacinem! (...) É muito importante que isso esteja sendo feito na escola porque além do efeito de demonstração, além do efeito pedagógico, também é uma oportunidade de ampliação da cobertura vacinal, especialmente das nossas crianças”.

REPÓRTER JANARY: A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começou no dia 17 de abril e seguirá em todo o país até 26 de maio. Ao todo, mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários devem ser vacinadas.

LOC DÉBORA: Obrigado, Janary, pelas informações. Lembrando que, além dos professores, integram o público-alvo da vacina os idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias, pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

LOC EDMAR: E agora nós vamos chamar o repórter Luiz Philipe Leite, que traz informações sobre registro de nascimento. Luiz, o que mudou?

REPÓRTER LP: Edmar, o governo federal publicou uma medida provisória sobre os registro de nascimento. Na prática, os pais agora vão ter a possibilidade de registrar os recém-nascidos na cidade onde moram, conforme explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“O presidente Temer, com muita sensibilidade, com muito carinho, com os brasileiros, vai permitir que milhares de municípios que não tem uma maternidade possam ter filhos da terra. Possam ter cidadãos naturais daquela cidade garantindo a naturalidade da tradição familiar”.

REPÓRTER LP: O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou também que além do benefício emocional às famílias, a inciativa vai auxiliar políticas públicas de saúde.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“É uma medida que tem grande repercussão social, pelo lado emocional das pessoas, e que vai ajudar também nossa equipe a controlar melhor a epidemiologia, e saber onde as crianças vivem. Isso facilitará o trabalho de acompanhamento dessas crianças”.

REPÓRTER LP: A medida provisória está em vigor e os cartórios já podem receber e registrar as crianças na cidade onde os pais residem.

LOC EDMAR: Que boas novas, Luiz. E com essa notícia nós encerramos o Boletim desta semana. Obrigado a você que nos ouve de todo Brasil. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite, Janary Damacena e Érika Braz. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.