BOLETIM DA SAÚDE - 14/07/2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre cirurgias para cardiopatia congênita e sobre um pacote de recursos financeiros para mais de mil municípios brasileiros.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, Brasil! Estamos aqui para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana, o Boletim da Saúde vai falar sobre cirurgias para cardiopatia congênita e sobre um pacote de recursos financeiros para mais de mil municípios brasileiros. Vamos chamar a repórter Érika Braz, que tem as informações sobre cardiopatia congênita. Érika, o que é essa cardiopata?

REPÓRTER ÉRIKA: Débora, a cardiopatia congênita é a terceira maior causa de mortes de bebês antes dos 30 dias de vida. No Brasil, anualmente, nascem cerca de 30 mil crianças com malformações cardíacas. Quando o diagnóstico é realizado ainda durante a gestação, é possível avaliar a necessidade e o risco de submeter o recém-nascido a uma cirurgia logo após o parto. Na maior parte dos casos, as intervenções corrigem o problema. Mas quando o diagnóstico acontece após o nascimento, a cardiopatia geralmente está em um estágio mais grave. Por isso, é muito importante diagnosticar a doença o mais cedo possível. Para isso, o Ministério da Saúde lançou um plano que integra ações para o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à reabilitação de bebês com a doença. O investimento inicial será de mais de 90 milhões de reais, que vão ampliar em 30% o número de cirurgias desse tipo. A expectativa do Ministério da Saúde é atender todas as crianças cardiopatas até o primeiro ano de vida.

LOC DÉBORA: Obrigada, Érika Braz pelas informações. Essas cirurgias vão ajudar muitas crianças em todo Brasil.

LOC EDMAR: Agora nós vamos chamar o repórter Luiz Philipe Leite, com informações sobre a destinação de quase dois bilhões de reais para a saúde dos municípios. Diga ai, Luiz!

REPÓRTER LP: Edmar, a população de mil municípios em todo o Brasil será beneficiada com mais recursos para a saúde pública. Serão investidos um bilhão e setecentos milhões de reais para qualificar e ampliar o atendimento no SUS. A medida é resultado da eficiência econômica obtida na atual gestão do Ministério da Saúde. O dinheiro vai custear novos serviços e ações na Atenção Básica, como equipes de saúde da família, consultórios na rua, agentes comunitários de saúde e equipes de saúde bucal. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante apresentação de balanço de gestão, no Palácio do Planalto, em Brasília.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Tudo que está sendo prestado de serviço em todo Brasil, pelos municípios, será agora aportado com recurso da União. A nossa participação estará disponível para todos”.

REPÓRTER LP: Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira, esses anúncios atendem a um pedido antigo dos municípios.

SONORA: presidente do Conasems, Mauro Junqueira

“É possível fazer mais com menos. Todos esses recursos são fruto de pactuações de gestores ao longo dos últimos anos, resgatando, dando oportunidade a todos os nossos prefeitos a todos os nossos municípios de manter e ampliar as equipes de saúde da família. de capim renovar nossas frotas”.

REPÓRTER LP: O presidente da República, Michel Temer, reforçou a importância desses recursos para garantir a qualidade de vida da população.

SONORA: presidente da República, Michel Temer

“O que se faz é festa cívica. O anúncio que fazemos hoje é a demonstração clara da responsabilidade fiscal e da responsabilidade social. Estou me referindo à economia extraordinária que o Ministério da Saúde fez e ao mesmo tempo a produção em benefício da sociedade, também extraordinária. Portanto, é uma gestão eficiente do dinheiro público. Significa mais recursos para a área social, significa o Estado voltado de verdade para a promoção do bem-estar do cidadão”.

REPÓRTER LP: Parte da verba de quase dois bilhões de reais, conquistada graças á eficiência econômica do Ministério da Saúde, também será destinada à aquisição de novos veículos para transporte de pacientes eletivos e em atendimentos de urgência e emergência.

LOC DÉBORA: Luiz, muito obrigada pelas informações. Esse investimento é mais uma prova de que é possível fazer muito mais pela saúde dos brasileiros utilizando os mesmos recursos já disponíveis. Ou seja, uma gestão do SUS com mais eficiência beneficie, e muito, o cidadão.

LOC EDMAR: E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite, Janary Damacena e Érika Braz. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.