BLACK FRIDAY: Dia de descontos rende ganhos de quase 50% para comerciantes do país

BLACK FRIDAY: Dia de descontos rende ganhos de quase 50% para comerciantes do país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min14seg

REPÓRTER: O Black Friday 2014 foi bastante positivo para os lojistas brasileiros. Eles conseguiram aumentar as vendas em 48 por cento em relação ao ano passado, chegando a 590 milhões de reais. A região com o maior número de vendas foi o Sudeste, que conseguiu arrecadar mais de 500 milhões, seguido pela região Sul, com cerca de 130 milhões de reais. O valor médio gasto por cada cliente foi de 416 reais e 75 centavos. Os dados são do Instituto Clearsale. Teve lojista que gostou tanto dos resultados que estendeu o período promocional até domingo, como O comerciante, Carlos Magalhães. Ele é dono de uma loja especializada em móveis e eletrodomésticos em São Paulo, e comemora as vendas.

SONORA: Carlos Magalhães - Comerciante

"As vendas superaram as nossas expectativas. Esse crescimento é real mesmo. Nós tivemos um crescimento mais de 25 por cento. Então em linhas separadas teve produto com 50%, outro por 34%, outro 15%. Então, nessa média que dá em torno de 25 por cento."

REPÓRTER: E não foi apenas em São Paulo, que os resultados foram positivos. Na capital Federal, os lojistas, também, conseguiram aumento de quase 50 por cento nas vendas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, Álvaro Júnior, fala que a tendência é só melhorar com o passar dos anos.

SONORA: Álvaro Júnior – Presidente da CDL-DF

"Esse ano foi o melhor ano que a gente teve, não só do aumento de vendas mas, também, de estruturação da campanha. Realmente o consumidor encontrou produtos muito mais baratos nesse dia e alguns lojistas, inclusive, estenderam para o sábado e para o domingo. A tendência é ele crescer ano a ano e entrar realmente para ficar nas grandes datas do varejo brasileiro, como é no varejo americano."

REPÓRTER: De acordo com entidades do setor, os consumidores que mais adquiriram produtos são do sexo masculino, com idades entre 23 e 40 anos. O Black Friday foi realizado na última sexta-feira e acontece sempre após o feriado de ação de graças, nos Estados Unidos, que é a quarta quinta-feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

 Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.