BELFORD ROXO (RJ): Agentes de saúde do município mostram importância da vacina contra HPV para futuro de jovens

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A divulgação de boatos de que a vacina contra o HPV causa complicações, como paralisia e desmaio assustam pais e jovens. Porém, de acordo com o ministério da Saúde a vacina é segura, eficaz e causa apenas pequenos efeitos adversos, como dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. Boatos como esses fizeram com que apenas 16 por cento das meninas entre 11 e 13 de Belford Roxo procurassem os postos da cidade para tomar a segunda dose contra o HPV. A imunização é a forma mais segura de se prevenir da doença. Para a coordenadora municipal do programa de imunização, Valéria dos Santos, é preciso que as pessoas tirem as dúvidas sobre a vacina com os agentes de saúde e previnam as jovens.

SONORA:
Valeria dos Santos, coordenadora municipal do programa de imunização

“Dificultou muito essa segunda dose do HPV  foi  algumas reações desagradáveis que apareceram na mídia, que algumas nem foram concluídas que tem relação com a vacina. Muito importante para as nossas meninas a gente está prevenindo. É uma vacina gratuita para qualquer uma das meninas que estejam na faixa etária. Então, a gente não pode perder a oportunidade de está prevenindo de uma doença tão complicada”.

 

REPÓRTER: O HPV é o principal causador do câncer do colo do útero no País. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que no estado do Rio de janeiro são estimados cerca de 1340 novos casos do câncer uterino, em 2015. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta que a jovem que tomou a primeira dose deve tomar a segunda para seguir imune ao vírus.

SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa

“Hoje qualquer menina de nosso País pode estar protegida contra o câncer do colo do útero. Por isso é muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de maneira drástica em nosso País”. 

REPÓRTER: As meninas de Belford Roxo entre 11 e 13 anos podem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV em qualquer uma das 26 salas de vacina espalhadas pelos e centros de saúde da cidade. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde. A cidade de Itaboraí, próximo a Belford Roxo também não atingiu a meta. Apenas 35 por cento do público alvo compareceu aos postos de saúde para tomar a vacina. A jovem que não tomar a segunda dose não vai estar imune ao vírus.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.