BELÉM: Mutirão concilia ações das Varas dos Idosos

A Jornada de Conciliação agendou 400 audiências para acelerar as demandas nas duas Varas de Juizado Especial do Idoso. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O aposentado Amâncio da Silva, 78 anos, participou da Jornada de Conciliação do Judiciário para solucionar o débito de 1.500 reais com a empresa Telemar. Com o acordo, duas contas foram canceladas e a dívida caiu para 480 reais. O valor será pago em parcelas de dez vezes. Amâncio garante que ficou satisfeito com o resultado.

 
SONORA: Amâncio da Silva, aposentado.
“Eu achei que estava além do meu limite. Então, foi quando eu fui beneficiado por esse mutirão que houve. Eu achei ótimo, pelo menos porque o que vinha me acarretar era uma coisa que eu não podia pagar como eles estavam pedindo, a Telemar. Então, tive que recorrer, então houve esse acordo, está tudo bem”.
 
REPÓRTER: A advogada da Telemar, Luana Soares, destaca que ambas as partes envolvidas no processo, que tramitava na Vara do Idoso desde 2015, foram beneficiadas com a conciliação do Judiciário.
 
SONORA: Luana Soares, advogada Telemar.
 
“O benefício é para as duas partes, porque a empresa ela tem um custo com advogado, com deslocamento de preposto e o autor também, porque, no caso, ele mora em Mosqueiro, então tem o deslocamento dele para Belém, e todo mundo sai ganhando em uma situação dessa”.
 
REPÓRTER: A Jornada de Conciliação agendou 400 audiências para acelerar as demandas nas duas Varas de Juizado Especial do Idoso. As ações são de instituições financeiras, empresas de telefonia, de energia elétrica e planos de saúde. O juiz Roberto Coelho comenta os benefícios da conciliação.
 
SONORA: Roberto Coelho, juiz.
 
“Eu entendo que o mutirão ele é muito eficaz na possibilidade que a gente tem de dar uma vazão muito grande nesses processos que estão represados e solucionando, na medida do possível, tentando fazer a conciliação entre as partes, e que se chegue a um bom termo para todos”.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
REPÓRTER: A Jornada de Conciliação envolvendo as Varas do Idoso ocorre até 30 de setembro, no Fórum Cível de Belém.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.