BARUERI (SP): Febre Chikungunya é preocupação para o verão na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A chegada do verão representa um período de atenção para a saúde pública. A estação traz condições climáticas perfeitas para a reprodução do mosquito que transmite a Dengue, a Chikungunya e o Zika. Em Barueri, o problema da Dengue foi alarmante em 2015, quando foram registrados mais de seis mil e 200 casos da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Agora a preocupação é outra doença transmitida pelo mesmo mosquito, como afirma o supervisor de combate a dengue na cidade, Josenaldo Vieira. 
 
SONORA: Josenaldo Pereira - supervisor de combate a dengue
 
“Nós estamos com medo de chegar a Chikungunya mais forte aqui, que é uma doença nova na nossa região, e nós temos esse medo. Então, o que eu peço a população de Barueri é que atenda com carinho os agentes, e se tiver dúvidas, pega o crachá, liga para o 0800 que nós temos na cidade, identifica se realmente pertence a nossa equipe e deixe o agente entrar.”
 
LOC: Em Barueri, imóveis fechados e com recusa para agentes chega a 47% do total da cidade. Josenaldo também lembra que além de permitir o trabalho do agente é fundamental que a população faça uma vistoria semanal em casa em busca de possíveis focos. O engajamento de todos na prevenção é muito importante para diminuir a infestação das doenças. O vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino, dá detalhes sobre a Chinkungunya.
 
SONORA: José Cerbino – vice-diretor de serviços clínicos da Fiocruz
 
“A principal caraterística da Chikungunya é a dor articular, dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana, que quer dizer ‘andar recurvado’. É uma doença que também dá febre, também pode dar manchas pela corpo e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas.”
 

LOC: Segundo José Cerbino, o quadro de sintomas da doença dura aproximadamente duas semanas, mas nos casos crônicos pode durar até meses. As fortes dores  impossibilitam o doente de trabalhar e desempenhar suas atividades cotidianas. Para saber mais sobre Chikungunya, Dengue e Zika acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.