LOC: Os moradores de Barra dos Coqueiros precisam tomar mais cuidado para não deixar água parada dentro de casa. De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde, a cidade está com índice 1,9 de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O número indica estado de alerta e pede cuidados para que o município não sofra de uma epidemia das doenças. A Secretária de Saúde, de Sergipe, Conceição Mendonça, pede a ajuda de todos os moradores nessa luta.
TEC/SONORA: Conceição Mendonça, Secretária Estadual de Saúde
“São medidas básicas, começando dentro da sua casa, não deixando água parada, criadouros, plantas. Também evitando lixo na porta de casa, lixo se coloca na lixeira. São ações altamente eficientes que você tem que ter. Cuidado por a Denguemata.”
LOC: De acordo com a Secretaria de Saúde, de Sergipe, só neste ano, já foram registrados 59 casos de pessoas que provavelmente tiveram Dengue, na cidade, e outras 130 que adoeceram com a Chikungunya. A preocupação com esses números aumenta ainda mais com a proximidade do verão, período de muita chuva e temperaturas altas. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, a região Nordeste foi a que mais apresentou problemas com depósitos de água, como tonéis, tambores e caixas d’água. Se, armazenada incorretamente, esta água pode ser o lugar ideal para a proliferação do mosquito. Por isso, toda a população precisa tomar muito cuidado, como lembra o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.
TEC/SONORA: Eduardo Hage, Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde
“É fundamental, especialmente nos domicílios que não têm oferta de água todos os dias, e que essa oferta é intermitente, a tendência, óbvio, é que as pessoas armazenem água. Mas é fundamental que se cubra esse recipiente, tanque, qualquer recipiente que vai armazenar água para o seu próprio consumo".
LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, 15 minutinhos por semanas já são suficientes para que você elimine os focos do mosquito dentro da sua casa. Não deixar o mosquito nascer é o jeito mais fácil de proteger sua família e sua vizinhança da Dengue, Zika e Chikungunya. Para saber mais sobre como você pode ajudar na batalha contra o mosquito, acesse o site: saude.gov.br/combateaedes .