REPÓRTER: Analistas do mercado e de instituições financeiras apontaram um aumento no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo deste ano, de 7,34 por cento para 7,36 por cento. O IPCA é considerado a inflação oficial do Brasil. A projeção está acima do teto de 6,5 por cento da meta de inflação para 2016 e distante do objetivo central, de 4,5 por cento. As expectativas foram coletadas pelo Banco Central na semana passada e divulgadas nesta segunda-feira (12) no Boletim Focus.
Em relação ao Produto Interno Bruto, o PIB, a previsão dos analistas teve uma leve melhora. Na semana retrasada, a previsão era de encolhimento de 3,20 na soma das riquezas produzidas pelo Brasil. A nova previsão sinaliza um tombo um pouco menor, mais ainda significativo, de 3,18 por cento.
O Boletim Focus apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de cerca de 120 bancos, gestores de recursos e outras instituições financeiras. E aponta quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas.
Reportagem, Bruna Goularte