AVANÇO: Hospital Universitário de Brasília (DF) recebe novo equipamento para tratamento contra o câncer

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 

 

REPÓRTER: A população do Distrito Federal e entorno vai ser beneficiada com a ampliação nos atendimentos oncológicos. Nessa quinta-feira, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, entregou um acelerador linear ao Hospital Universitário de Brasília (HUB). O equipamento de radioterapia é usado no tratamento de pacientes com câncer. O novo serviço estará pronto para atender aos pacientes dentro de seis meses e pode triplicar os atendimentos oferecidos atualmente, como explica a superintendente do HUB, Elza Noronha.

 

 

 

 

SONORA: superintendente do HUB, Elza Noronha.

“Hoje o nosso aparelho, ele tem capacidade, nós temos contratualização de 45 a 50 atendimentos por mês. Nós temos uma capacidade, com esse novo aparelho, de aumentar mais de 25% do próprio aparelho. Então a gente pode atingir até 150 atendimentos se nós fizermos os horários completos com terceiro turno, e aí a gente consegue aumentar desse tanto os atendimentos apara a população”.

 

 

 

 

REPÓRTER: De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o aparelho é um dos dois equipamentos previstos para o DF, previstos no Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia, que tem como objetivo ampliar o acesso da população a procedimentos oncológicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

 

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Nós temos um número de equipamentos em Brasília que precisa ser ampliado. Então este que vem, é o equipamento mais moderno do que o que está aqui, tem uma produtividade maior. E nós estamos avançando no atendimento das demandas que chegam até o ministério. Estamos avançando o mais rápido que podemos para poder ofertar às pessoas mais serviços e serviços mais perto das pessoas, priorizando novas instalações onde o cidadão viagem menos para ser atendido nas ações de radioterapia”.

 

 

 

 

REPÓRTER: Com a construção do espaço destinado para instalação do aparelho, chamado de bunker, o Ministério da Saúde já investiu mais de quatro milhões no hospital. Este será o segundo acelerador linear do HUB e tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano, ampliando o atendimento em até 25%. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Janary Damacena 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.