ATALAIA (AL): Cidade está em situação de alerta quanto a infestação do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Relatório do Ministério da Saúde informa que Atalaia está em estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue,Zika e da Chikungunya. Isso exige da população cuidados ainda maiores com objetos e lugares que podem acumular água e se transformar em criadouros do mosquito, principalmente em casa. O diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage lembra que a responsabilidade em combater o mosquito é de todos, mas que dentro de casa, é dever do morador.

TEC/SONORA:
 Eduardo Hage, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“Não há como um órgão, qualquer que seja, governamental, assumir a responsabilidade dentro do domicílio. A responsabilidade do órgão governamental  é apoiar, dar os instrumentos necessários para a população entender como se dá a transmissão, qual a  importância do criadouro, que medidas devem ser feitas para não ter criadouro dentro de casa e em algumas situações usar adequadamente larvicida ou inseticida.”

LOC
: De acordo com o ministério da Saúde, 24 municípios alagoanos estão em alerta para infestação do mosquito ou mesmo com risco de surto de Dengue, Chikungunya e Zika. Entre eles estão Major Isidoro, Girau do Ponciano, Arapiraca, Taquarana, Teotônio Vilela, Ouro Branco, Olho D'Água das Flores e Palmeira dos Índios. Recipientes em que se armazena água, como tonéis, tambores e caixas d’água são os objetos que mais se transformam em criadouros na região. Participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse:saude.gov.br/comabateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal

Receba nossos conteúdos em primeira mão.