ARAPIRACA (AL): Reservatórios de água sem cuidado dificultam combate ao mosquito na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Arapiraca começa 2017 com uma preocupação, a grande quantidade de mosquitos que transmitem Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da cidade, Aglaí Tojal, comparado ao ano passado, a situação melhorou, mas ainda está longe do ideal. Com um índice de 5,6 de infestação, Arapiraca é classificada como em situação de risco. Para Aglaí, o armazenamento de água, causado pela má distribuição na cidade, somada à falta de cuidado dos moradores contribui para esse alto número de mosquitos.

TEC/SONORA: Aglaí Tojal, superintendente de Vigilância em Saúde.
“A maioria da população que tem esses reservatórios, pela questão da condição social, não são reservatórios altos, são reservatórios a nível de solo. Essa água não é armazenada adequada, e aí acaba justamente causando a proliferação do mosquito.”

LOC: Para armazenar água de maneira adequada é necessário fechar o recipiente por completo. A limpeza deve ser feita com água, bucha e sabão, para evitar que ovos colocados na parede do reservatório possam terminar o ciclo. Esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.


Suzana Oliveira tem 32 anos, é moradora do bairro Zélia Barbosa e trabalha como recepcionista em um hotel no centro da cidade. Ela revela que, em 2015, foi infectada por Dengue. Além dela, a mãe a irmã também tiveram a doença em um período próximo. Ela conta que os impactos dos sintomas foram tão fortes que ficou afastada do trabalho por uma semana. Suzana detalha o que sentiu enquanto estava infectada.

TEC/SONORA: Suzana Oliveira, recepcionista.

“Eu senti muita dor no corpo. Muita mesmo. Doía tudo. Sentia dor nos olhos, as pernas, os braços. Também tive febre. Meu corpo ficou cheio de pintinhas bem vermelhas e dor de cabeça também.”

LOC: Para se prevenir da Dengue, Zika e Chikungunya, o método mais eficiente é evitando o nascimento do mosquito. Para mais informações sobre cuidados e os sintomas das doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.