ARACAJU (SE): Município inicia Levantamento para medir infestação transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A prefeitura de Aracaju começou a fazer o Levantamento exigido pelo Ministério da Saúde que mede o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O bairro Industrial é uma das localidades que já receberam a visita dos agentes de endemias. Eles vistoriam os imóveis da cidade e verificam o volume de presença de larvas do mosquito. A partir das informações coletadas, a Secretaria Municipal de Saúde toma as devidas providencias para combater o mosquito, como explica a diretora de Vigilância em Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante.


TEC./SONORA:
Taíse Cavalcante, diretora de Vigilância em Saúde


“É importante que o morador esteja em casa e permita a entrada dos agentes de endemias para fazer essa coleta. Porque é com esse procedimento que nós vamos conseguir dar o diagnóstico do seu bairro. Eu vou saber se naquele bairro teremos uma infestação muito alta; qual a probabilidade de transmissão das doenças e até nos dar dados para a aplicação do fumacê costal e do carro fumacê para fazer a eliminação dos mosquitos adultos.”

LOC.: De acordo com o último levantamento de infestação do mosquito feito em Aracaju, a capital sergipana está em estado de alerta para surto de Dengue, Zika e Chikungunya. É fundamental que a população colabore e combata o mosquito, porque na capital, muitas pessoas estão sofrendo com essas três viroses. Só de Chikungunya mais de mil casos foram confirmados no ano passado. A situação é tão complicada que até os agentes de combate se tornam vítimas do transmissor. Foi o que aconteceu com Adenilde Figueiredo de 58 anos. Ela mora no Siqueira Campos e conta que sofreu muito com a Chikungunya.

TEC./SONORA: Adenilde Figueredo, agende de Endemias


“Muitas dores. Dores muito fortes que você não consegue nem avaliar. Você não pode ir ao banheiro, você não pode fazer absolutamente nada. Se você sentar, você não consegue levantar e se você deitar, também não. E para outra pessoa te lhe ajudar, pegando no seu corpo, é terrível.”

LOC.: Para investir no combate ao mosquito transmissor, Aracaju recebeu do Governo Federal mais de quinhentos e trinta e cinco mil reais. A verba será dividida em duas parcelas. A primeira já foi repassada. Já a segunda só será entregue à Prefeitura quando for finalizado este levantamento exigido pelo Ministério da Saúde. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.