ARACAJU (SE): Mais de mil agentes de saúde estão no combate ao Aedes, na capital

Cerca de 230 mil imóveis vão ser vistoriados a cada dois meses

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Quase mil agentes de saúde e cerca de 250 agentes de endemia, com a ajuda dos soldados do Exército, estão nas ruas e bairros de Aracaju, intensificando o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, a meta é visitar cerca de 230 mil  imóveis para conscientizar a população sobre os riscos do mosquito. As visitas são realizadas diariamente, nos 42 bairros de Aracaju, de forma contínua. Socorro Silva, 49 anos, é farmacêutica e mora em Atalaia, um dos bairros mais infestados pelo mosquito. Ela, que já teve dengue, espera que as ações de combate ao Aedes sejam rotina em toda vizinhança.

SONORA: Socorro Silva, Farmacêutica

“Se nós todos no preocupássemos primeiramente com a gente e, segundo, com o vizinho, ou o inverso: se nos preocupássemos também com o vizinho, como se fosse a gente, não teria esse problema. 

REPÓRTER: De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, de Aracaju, 75 casos de Zika estão sendo investigados e 177 casos de dengue já foram notificados esse ano. A capital está intensificando o combate ao Aedes com mutirões de visitas aos sábados. As Unidades de Saúde realizam palestras para os pacientes e explicam as formas de proteção a dengue, chikungunya e o Zika. Além disso, as escolas públicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, estão tento visita dos agentes de endemias que ensinam os alunos a também exterminar o mosquito. Além de Atalaia, Suíssa, e Getúlio Vargas também registram altos índices de infestação do Aedes.  A Coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Taíse Cavalcante, explica que, a vistoria dos agentes é essencial para o combate ao mosquito e faz um apelo para que a população abra as portas de casa e colabore com a ação.

SONORA: Taíse Cavalcante, Coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Aedes

“As pessoas precisam colaborar eliminando os focos em suas casas, principalmente permitindo a entrada do agente, aquele agente que está fardado, o agente que está com o crachá, cadastrado.  Hoje com a parceria do exército em quase todos os bairros, o morador precisa abrir para que a gente entre, faça a vistoria e oriente.”

REPÓRTER: Uma dica importante é combater e checar os focos do mosquito Aedes uma vez por semana. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o mosquito nasça, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. A participação de toda a população nessa luta é fundamental para acabar com a infestação do mosquito. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.