ARACAJU (SE): Mais de 500 denúncias de focos de Aedes foram registradas pela Ouvidoria da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 

REPÓRTER: A população de Aracaju está ajudando na guerra contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Entre os meses de janeiro e março deste ano, a ouvidoria da Prefeitura recebeu mais de 550 ligações com denúncias de focos do mosquito, feitas por moradores aracajuanos. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Raulianna Gomes, faz um apelo para que a população continue ligando para a ouvidoria e, dessa forme, colabore com o trabalho dos agentes de combate ao Aedes.  

 

SONORA: Raulinna Gomes, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju

 

“Essa demanda precisa chegar para gente. Se ela não for registrada nós não vamos ter conhecimento e nós, enquanto Vigilância, trabalhamos com informação. Então é preciso que a população tenha consciência do problema e, ao perceber algo com que ela não consiga contribuir ou eliminar, ou que tenha alguma dúvida, que acione a ouvidoria do município.”

  

REPÓRTER: Das 550 ligações com denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti, 442 foram solucionadas. Isso significa que 82 por cento das reclamações já surtiram efeito. De acordo com a Secretaria de Saúde, alguns bairros fazem mais denúncias que outros, como é o caso de Getúlio Vargas e Cirurgia. Para dar conta de todas as reclamações, dois agentes de endemias reservam um sábado, de quinze em quinze dias, para resolver todas as pendências que não puderam ser solucionadas durante a semana. Mas não basta apenas denunciar. A forma mais eficaz de evitar todas as doenças transmitidas pelo Aedes é não deixar o mosquito nascer e, por isso, a recomendação é que cada família gaste 15 minutos, por semana, para eliminar todos os criadouros do vetor. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, chama a atenção para a necessidade de uma rotina de combate ao mosquito.

 

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 

 O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”

 

REPÓRTER: Se você conhece algum lugar em Aracaju que não pode ser limpo pela população e que e que é um possível foco do Aedes, basta ligar para 156 e registrar sua denúncia. A participação da população é fundamental na guerra contra o Aedes. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.