AMAZONAS: Mais de 121 mil meninas devem ser vacinadas contra o HPV no estado

Este ano, o Ministério da Saúde recomenda à secretaria estadual de Saúde do Amazonas e às administrações municipais que façam parcerias com as escolas públicas e privadas, repetindo a estratégia adotada na primeira dose da vacina contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O público-alvo da vacinação contra o vírus HPV nas unidades de saúde do Amazonas e do todo o Brasil foi ampliado. É que agora o Sistema Único de Saúde incluiu doses da vacina contra o vírus no Calendário Nacional de Vacinação para meninas de 9 a 11 anos. Desde o ano passado, adolescentes de até 13 anos passaram a ser vacinadas. Agora, com a ampliação da faixa etária, as meninas mais novas também podem receber, regularmente, a primeira dose e seguir o esquema vacinal, composto por mais duas doses – a segunda, a ser tomada seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira. A vacina contra o HPV está disponível para as meninas de 9 a 11 anos e também para todas as adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose da vacina. O secretário de saúde do Amazonas, Wilson Alicrim, explica que a estratégia estadual para este ano é fazer parcerias com escolas e igrejas para que mais jovens amazonenses sejam vacinadas contra o vírus.

 

 SONORA: secretário de saúde do Estado do Amazonas – Wilson Alicrim

 

“O Amazonas é a parte do Brasil que tem o maior número de pacientes com doença de câncer do colo do útero. Especificamente aqui no Amazonas, o número de mulheres que adoecem do câncer do colo do útero se aproxima de 500 a cada ano. Essas mulheres morrem como se fosse silenciosamente. Por causa disso o Amazonas já vinha vacinando as meninas de 11, 12 e 13 anos contra o HPV desde 2012. Por isso, nós usamos a estratégia de fazer a abordagem pelas escolas e conseguimos envolver também as igrejas nos mais diversos credos religiosos. No caso da vacinação nas áreas indígenas, há uma logística um pouco mais difícil, mas não se torna impossível de fazê-la e a mobilização aumentando, nós vamos conseguir mais adesão à vacina.”

 

REPÓRTER: No Amazonas, a estimativa do Ministério da Saúde é de que mais de 121 mil meninas com idades de 9 a 13 anos sejam vacinadas contra o HPV, vírus responsável por provocar o câncer do colo do útero. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça aos pais das jovens que não há motivos para terem receio, já que a vacina é segura.

SONORA: ministro da Saúde - Arthur Chioro

"Uma vacina segura, garantida pela Organização Mundial de Saúde [OMS]. Não há registro de acidentes graves, de óbitos, por uso dessa vacina. Portanto, é uma vacina que conta com toda segurança e é por isso que nós estamos apelando a todos os pais, responsáveis, que cumpram o seu papel. Deem a oportunidade a suas filhas escreverem uma nova história que milhares não tiveram a oportunidade de fazer ao longo da sua vida por não ter uma tecnologia tão segura como a vacina do HPV disponível para proteger."

REPÓRTER: Este ano, o Ministério da Saúde recomenda à secretaria estadual de Saúde do Amazonas e às administrações municipais que façam parcerias com as escolas públicas e privadas, repetindo a estratégia adotada na primeira dose da vacina contra o HPV, quando 100 por cento das meninas de 11 a 13 anos foram vacinadas em todo o País. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

Reportagem, Alexandre Souza

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.