AMAZONAS: Autonomia da PF pode melhorar ações de combate ao crime no estado, acredita diretor da ADPF-AM

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal estão em campanha pela autonomia administrativa e orçamentária da corporação, no Amazonas. A autonomia da PF é prevista em projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que aguarda para ser aprovado no Congresso Nacional. Para o Diretor-Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, no Amazonas, Pablo Oliva Souza, a autonomia prevista em Lei vai permitir que a corporação administre melhor dos recursos destinados para o combate ao crime. 
 
SONORA: diretor-Regional da ADPF-AM, Pablo Oliva Souza
 
“A autonomia é uma peça fundamental para que a Polícia Federal possa, principalmente nas suas atividades meio, na sua administração, na sua estrutura funcional, direcionar melhor seus recursos. A Polícia Federal atua em três áreas principalmente: investigação, fiscalização e administração. O que elas têm em comum são os recursos humanos. Se, a gente puder trabalhar melhor esses recursos humanos e recursos materiais, sem dúvidas todas as investigações e fiscalizações da polícia serão melhores”.
 
REPÓRTER: No Amazonas, os delegados de Polícia Federal estão conversando com a população para explicar a necessidade da aprovação da PEC 412. O Diretor-Regional da ADPF amazonense, Pablo Oliva Souza, lembra que, a participação da população é importante para ajudar a fortalecer a Polícia Federal no estado e em todo país.
 
SONORA: diretor-Regional da ADPF-AM, Pablo Oliva Souza
 
“Esse engajamento tem que partir, principalmente, da sociedade civil. A partir do momento que a sociedade civil, a população entende que é importante e, essa importância, eu acredito que ela já vem dos níveis de aprovação que a Polícia Federal tem que são altíssimos. Se a população for questionada, eu tenho certeza que ela vai dizer sim a autonomia. Porque a população diz sim ao trabalho da Polícia Federal”.   
 
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro em favor da aprovação da PEC 412 está sendo assinada pela população em todos os estados. O documento já reuniu cerca de 400 mil assinaturas e está disponível na internet, no endereço adpf.org.br

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.