ALVORADA (RS): Cidade tenta diminuir casos de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A cidade de Alvorada registra a maior concentração de Tuberculose em todo o Rio Grande do Sul, com 91 casos a cada 100 mil habitantes. O número é bastante superior à média nacional, que é de 32 pessoas com a doença a cada 100 mil brasileiros.
A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Élida Larronda, explica que, além de reforçar o diagnóstico e o tratamento nas unidades de saúde, as campanhas educativas ganharam mais força. O objetivo é evitar que a doença continue atingindo mais pessoas.

TEC/SONORA: Élida Larronda, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose.

“Tudo que é evento a gente bota a tenda da Tuberculose, fala e divulga sobre Tuberculose. Então a gente nota que as pessoas estão ouvindo falar de Tuberculose e sabem quando eu tenho, quando eu tenho que procurar [a unidade de saúde], estão alerta em relação a isso. O que a gente quer, é difundir que ela existe e é uma doença respiratória que não avisa ‘não chegue perto que eu tenho Tuberculose’. Então os sintomas são bem evidentes.”

LOC: E nem mesmo os profissionais de saúde escapam da Tuberculose. Quem está em contato com o bacilo que transmite a doença está mais exposto e precisa tomar os cuidados necessários.Um técnico em enfermagem que não quis se identificar está se tratando há quatro meses.Por conhecer a doença, ele ficou tranquilo quando teve diagnóstico e fez exames assim que notou os sintomas.

TEC/SONORA: Guilherme (não quer ser identificado), técnico de enfermagem.

“Atualmente, a questão do tratamento é tudo bem vinculado à área da saúde. O pessoal dá bastante assistência técnica, bastante suporte. Isso é uma coisa muito boa para todos nós. A medicação é em um período muito grande de tratamento. Imagina só, seis meses. A gente sente uma diferença muito grande nos primeiros 20 dias. Até um mês, ali mais ou menos, tu continua tossindo, ainda tem sintomas. Após um mês já não sente mais nada.”

LOC: Então anote aí: tosse por mais de três semanas, pode ser Tuberculose.O tratamento é gratuito e oferecido na rede pública de saúde.Mais informações sobre o combate à Tuberculose, acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.