ALIMENTOS REGIONAIS: Conheça as propriedades das hortaliças típicas do Centro-Oeste couve e caruru

...A couve e o caruru são duas hortaliças típicas da Região Centro-Oeste do país que constam no livro Alimentos Regionais Brasileiros, lançado este ano pelo Ministério da Saúde.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem


REPÓRTER: A couve e o caruru são duas hortaliças típicas da Região Centro-Oeste do país que constam no livro Alimentos Regionais Brasileiros, lançado este ano pelo Ministério da Saúde. O objetivo é incentivar o uso dessas hortaliças nas refeições diárias dos brasileiros; isso porque elas são alimentos naturais e contribuem para a saúde do organismo, conforme explica a nutricionista da Coordenação Geral de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini:

SONORA: nutricionista da Coordenação Geral de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde - Gisele Bortolini

“O caruru se destaca por um elevado teor de lisina que é um tipo de aminoácido presente na proteína. As proteínas são importantes para a nossa saúde, para o nosso crescimento, para o desenvolvimento das crianças. Já a couve é muito rica em nutrientes, especialmente, Cálcio, Ferro a Vitamina A, a vitamina C, a Vitamina K e a B5. Todas as vitaminas têm funções importantes no nosso corpo e, dependendo do ciclo de vida, elas são fundamentais, por exemplo, o Cálcio é importantíssimo para o crescimento ósseo das crianças e para a saúde óssea dos idosos.” 

REPÓRTER: Além da couve e o caruru, a Região Centro-Oeste é rica em outras hortaliças que podem ser utilizadas também nos pratos dos brasileiros. No entanto, a nutricionista, Gisele Bortolini, alerta sobre os riscos que o baixo consumo de alimentos naturais traz para a população.  

SONORA: nutricionista da Coordenação Geral de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde - Gisele Bortolini

“Apenas 24% da população brasileira consome a quantidade de hortaliças recomendadas. O excesso de peso e a obesidade são problemas importantes da população brasileira. A  cada dois adultos, um tem excesso de peso. O excesso de peso está associado ao consumo alimentar inadequado que hoje se reflete por uma diminuição na participação de alimentos in natura, minimamente processados e o aumento do consumo dos alimentos prontos pro consumo que são desbalanceados em termo nutricionais.” 

REPÓRTER: Para saber mais sobre as propriedades da couve e do caruru e de outros alimentos saudáveis e como prepará-los, acesse o livro Alimentos Regionais Brasileiros na página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.