AGRONEGÓCIOS: Governo vai aumentar venda de milho dos estoques públicos para pequenos produtores

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O governo anunciou nesta quarta-feira (15) que vai aumentar a venda de milho dos estoques públicos para pequenos produtores. Isso porque a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, vai disponibilizar mais de 250 mil toneladas de milho para pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte de todo o país. Desse total, cerca de 200 mil toneladas vão beneficiar criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos do Nordeste, afetados pela seca.
 
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, explica que os pequenos  produtores vão poder comprar a milho a um preço muito mais barato do que normalmente.
 
SONORA: Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
“Nós estamos transferindo agora, de início, 140 mil toneladas de milho que estão nos estoques do Mato Grosso e que serão levados para o Nordeste. E isso é um volume em torno de dois milhões e 300 a dois milhões e meio de sacas de milho que hoje são comercializadas na região de 60 até 70 reais por saca de milho para o pequeno produtor, pequeno criador ou pequena agroindústria. Ao fazer esse movimento, a Conab venderá esse milho a preço de balcão, a 30 ou a 33 reais, dependendo de onde está a posição desse milho”.
 
REPÓRTER: A medida faz parte do Programa Vendas em Balcão e permite que os criadores e agroindústrias de pequeno porte tenham acesso aos estoques públicos pagando preços de mercado. O milho é principal produto comercializado no programa, já que é utilizado para a alimentação de aves, suínos, bovinos, codornas e búfalos. O presidente da república, Michel Temer, lembra que o objetivo da medida é diminuir a burocracia e ajudar esses pequenos produtores.  
 
SONORA: Michel Temer, presidente da República
“Nosso objetivo é chegar a quem mais precisa e sem muita burocracia., Aliás, viram pela palavra do presidente da Conab que bastará fazer o cadastro na Conab e em qualquer das unidades operacionais da Conab. Encontrarão, portanto, um caminho curto e simples para receber do governo o apoio de que mais necessitam. São atos concretos para impulsionar tudo aquilo que diz respeito ao Nordeste”.
 
REPÓRTER: Para participar do programa, os interessados precisam se registrar no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, que está disponível no portal da Conab na internet, no site: conab.gov.br. Depois, o produtor precisa se dirigir até uma unidade da Conab e levar uma cópia do RG e do CPF, além de comprovantes de endereço, de qualificação das atividades e de escala de produção e consumo. Os criadores de bovinos não devem se esquecer de levar o comprovante de vacinação contra a febre aftosa.

 

Reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.