AGRESTE ALAGOANO (AL): Índice de infestação do mosquito do preocupa para epidemia de doenças

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A região do agreste de Alagoas está em alerta para a infestação do mosquito que transmite Chikungunya, Dengue e Zika. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o supervisor de controle de vetores do estado, Paulo Protásio, o início de 2017 na região é preocupante.

TEC./SONORA: Paulo Protásio, supervisor de controle de vetores

“Palmeira dos Índios, Marimbondos, Igaci, Estrela de Alagoas, Cacimbinha, Belém, Tanque D’arca. Desses oito municípios, sete estão com infestação nesse primeiro momento em 2017. E sustentam alto nível de transmissão de qualquer um desses arbovírus.”

LOC.: A região, de acordo com Paulo, tem um histórico de registrar índices semelhantes ao atual durante os anos. Parte deste problema pode ser explicado por uma falha na distribuição de água na região.

TEC./SONORA: Paulo Protásio, supervisor de controle de vetores

“São áreas que sofrem com intermitência, inclusive neste momento, de abastecimento de água. Então, o abastecimento está sendo feito por carros-pipa, então a população tende, neste período, armazenar. E o armazenamento da água em depósitos que não estão bem acondicionados, permitindo a ovoposição da fêmea a procriação do mosquito, consequentemente a disseminação desses arbovírus.”

LOC.: Então, fica a dica: as caixas d’água precisam ser vedadas, à prova de mosquito, com tampas completamente assentadas, que não tenham nenhuma pequena abertura que possibilite a entrada dele. Para mais informações sobre os cuidados e os sintomas de Chikungunya, Zika e Dengue acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.