ACRE: 22 municípios recebem R$ 1,1 milhão para intensificarem ações de combate ao mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Ministério da Saúde liberou em janeiro 152 milhões de reais para que todos os estados brasileiros intensifiquem as ações de combate ao mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya. Vinte e dois municípios do Acre acabam de receber um total de um milhão e cem mil reais, divididos em duas partes. São cidades com um alto número de pessoas infectadas pelo inseto.
A primeira parcela, de seiscentos e sessenta mil reais, já foi liberada para o fundo dos municípios. A segunda parcela, de quatrocentos e quarenta mil, será liberada depois que as prefeituras comprovarem ao Ministério da Saúde o que foi feito para combater o mosquito e apresentarem os dados do LIRAa. O LIRAa  é o Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo mosquito. 

Com esse levantamento os governos municipais, estaduais e federais têm condições de acompanhar o número de pessoas infectadas e assim implementar ações de combate de acordo com o quadro de infestação desses locais, conforme explica a Chefe de Vigilância Epidemiológica do Estado do Acre, Eliane Costa:

TEC./SONORA: Eliane Costa, Chefe de Vigilância Epidemiológica do Estado do Acre
 

“O planejamento e as ações são feitas através de um plano de ação a ser executado por cada município e ao final do mês de junho, dia 30 de junho, os municípios precisam apresentar os seus dados de Levantamento de Índice Rápido de Endemias que é o monitoramento da população vetorial e, em cima desses dados, será cobrada a segunda parcela. O município que não apresentar esses dados não receberá. Então, é uma condição para que o repasse da segunda parcela seja recebida é a apresentação do levantamento de índice rápido conforme o planejamento de cada município.“

LOC.: Segundo a chefe de Vigilância Epidemiológica do Acre, Eliane Costa, o papel do estado é o de consolidar os dados enviados e acompanhar a execução das ações contra o mosquito. O governo do Acre também promete dar assessoria técnica e capacitação para que o prazo seja cumprido e assim as prefeituras possam ter acesso à segunda parte do recurso federal.

TEC./SONORA:
Eliane Costa, Chefe de Vigilância Epidemiológica do Estado do Acre
“Estamos vivendo um período de sazonalidade que é uma época de chuvas aqui no estado, na região Norte. Então, é o momento mais propício para que o mosquito se desenvolva mais rápido e que a doença tenha uma tendência de aumento e não é isso o que a gente pretende. As ações de enfrentamento devem ser feitas o ano todo e intensificadas nesse período. Então, a mobilização social, a conscientização da população é para que elimine todo e qualquer tipo de criadouro para que o mosquito não venha a se desenvolver.”

LOC.:
Cada município vai decidir qual a melhor forma de usar o dinheiro extra enviado pelo Ministério da Saúde, segundo Eliane Costa:
 

TEC./SONORA: Eliane Costa, Chefe de Vigilância Epidemiológica do Estado do Acre
“A necessidade de cada município, isso cada um vai elencar. Há uma abertura sim, o recurso tanto pode ser utilizado para recursos humanos, aquisição de equipamentos, tudo o que o município entender seja necessário para o enfrentamento ele pode utilizar o recurso.”
 

LOC.: Para saber o que você pode fazer e o que Governo tem feito para combater o mosquito causador de Dengue, Zika e Chikungunya, o Ministério da Saúde disponibilizou o site: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.