ABADIÂNIA (GO): Meninas do município precisam tomar o reforço da vacina contra o HPV

Enfermeira responsável pela vacinação faz um convite especial para as meninas de 11 a 13 anos de idade que ainda não tomaram a segunda dose contra o HPV.

Salvar imagem

REPÓRTER: Meninas de Abadiânia, tomar a segunda dose contra o HPV é importante para a eficácia da vacina. Se você é menina e tem de 11 a 13 anos de idade e já tomou a primeira dose, vá ate o posto de saúde mais próximo de casa e tome o reforço. A enfermeira responsável pela vacinação no município, Aline Gonçalves faz um convite especial para as meninas e para os pais que tem filhas dentro da faixa etária de vacinação. Ela explica a importância de tomar todas as doses da vacina contra o HPV.
 
SONORA: Coordenadora do PNI, Aline Gonçalves
 
“Eu queria convidar aqui em nome da secretaria de saúde, todas as adolescentes do nosso município, que tomaram a primeira dose da vacina nas escolas, que procurassem os nossos postos de saúde, porque apenas uma dose da vacina ela não garante a proteção contra o vírus. É importante que ela tome tanto a segunda quanto a terceira dose da vacina e falar para os pais também que a gente fez toda essa movimentação nas escolas para as adolescentes que foi como um ato de campanha, mas que agora essa vacina é da rotina do nosso calendário nacional. Então todas essas crianças e Adolescentes que completarem 11 anos ela tem direito à essa vacina ela pode procurar os postos de saúde e se proteger contra o câncer do colo do útero.” 
 
REPORTER: A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir várias doenças relacionadas ao vírus, uma delas é o câncer do colo do útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a doença é quarta causa de morte mais frequente entre mulheres no Brasil. Então não se esqueça, você que ainda não tomou a segunda dose contra o HPV vá ate o posto de saúde e previna-se. Tomar a vacina é rapidinho, não passa de dez minutos, só não esqueça de levar o cartão de vacina ou um documento de identidade. Para tomar a segunda dose contra o HPV não é preciso da autorização dos pais.
 
Reportagem, Henrique Carmo 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.