LOC: A estiagem que assola boa parte do Brasil começou a afetar também moradores do estado do Amapá. A população do Arquipélago do Bailique reclama de o clima não estar deixando as pessoas navegarem, produzirem, pescarem, como normalmente costumam fazer. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, garante, no entanto, que o Governo Federal está atento às necessidades do povo amapaense, assim como de todo o país.
“É recomendação do presidente Lula apoio integral a todos os lugares e pessoas do país, que sofrem seja por enchente ou por estiagem. Especificamente o Bailique e o Amapá, no ano passado, o Amapá sofreu com a estiagem, uma das maiores de sua história, e o Governo do presidente Lula Federal estava presente. Eu mesmo fui em vários municípios e fui ao Bailique. Nós aprovamos um plano de trabalho de R$ 11 milhões feito pelo governo do estado, para levar água e comida para o Bailique e também para outros municípios. O Amapá mesmo teve munícipios em que pescadores que foram beneficiados com auxílio emergencial para o pescador, não somente antecipação do defeso. Não faltará do Governo Federal apoio ao Amapá. Creio eu que o governador Clécio Luís ainda não decretou situação de emergência estadual por estar reunindo as informações com quem coordena o trabalho. Chegando o decreto do governo do estado aqui no sistema federal, nós faremos reconhecimento sumário. O Amapá pode contar com o Governo Federal sempre, pois a tendência é a situação se agravar, e estiagem deve ir até dezembro."
LOC: O Arquipélago do Bailique é um conjunto de oito ilhas que estão localizadas a 160 quilômetros de Macapá, capital do Amapá. O acesso ao conjunto de ilhas é feito somente por via fluvial pelo Rio Amazonas.
As ilhas do arquipélago são: Bailique, Brigue, Curuá, Faustino, Franco, Igarapé do Meio, Marinheiro e Parazinho. Cerca de 40 comunidades moram no arquipélago, o que soma mais de sete mil habitantes.
Para saber mais ações do governo federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Petronilo Oliveira