LOC.: A movimentação de vendas para a comemoração do Dia das Mães de 2023 deve ser inferior a registrada no mesmo período do ano passado. É o que projeta pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com o levantamento, as vendas devem cair 4,1% em relação à movimentação financeira real observada em 2022.
Segundo a economista e professora de MBAs da FGV Carla Beni a redução da expectativa de vendas para o Dia das Mães pode ser atribuída fortemente ao grau de endividamento das famílias.
TEC./SONORA: Carla Beni, economista e professora de MBAs da FGV
“Como as famílias estão com o comprometimento mensal muito elevado e o último relatório da inadimplência, feito em abril, apontou o maior potencial já registrado historicamente, estamos hoje com 70 milhões de inadimplentes, que são pessoas que deixaram de pagar as suas contas e já estão com o nome no Serasa. Isso dá em média 43% da população adulta acima de 18 anos no Brasil. Então, esse comprometimento vai afetar seguramente as vendas do Dia das Mãe.”
LOC.: Mesmo com essa previsão de queda no volume de vendas, Bianca Vitória de Souza, de 18 anos, auxiliar administrativo que mora em Águas Lingas (GO), conta que pretende presentear a mãe e até já escolheu que o que vai dar, de acordo com sua capacidade financeira.
TEC./SONORA: Bianca Vitória de Souza, auxiliar administrativo
“Eu vou dar sim um presente para minha mãe domingo é um presente muito legal ela já vinha me pedido há muito tempo, que é um perfume. E assim, eu pretendia gastar bem mais com ela, ela até merece, porém não tenho esse valor todo que eu pretendia gastar, então dei o que ela realmente precisava e queria mesmo."
LOC.: Com a projeção de redução real das vendas, a contratação de trabalhadores temporários para atender à demanda sazonal neste ano deverá ser menor, chegando a 21,95 mil vagas. No ano passado o total foi de 23,70 mil vagas. Já em relação ao salário médio de admissão, o valor estimado é de R$ 1.667,50, ou seja, 7,2% acima do valor médio
pago na mesma data de 2022.
Reportagem, Johnson Nascimento