VISCONDE DO RIO BRANCO (MG): Cidade tem mais de dois mil e 300 casos confirmados de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Visconde do Rio Branco é um dos municípios brasileiros que está lutando contra Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A cidade tem dois mil 921 casos suspeitos de dengue. Em relação à febre chikungunya e ao vírus Zika não há notificação de casos registrados. Aparecida Coelho mora em Gustavo Fabiano. Ela conta sobre os cuidados que tem em casa.
 
SONORA: Aparecida Coelho, moradora
 
“Vaso de flor, eu não coloco aquele pratinho por baixo. A minha caixa d’água, eu tampo muito bem tampadinha. Eu não gosto que joguem nem uma casca de ovo no quintal. Qualquer coisinha, lugarzinho que der para a água esconder, faz dengue. Eu falo com meus vizinhos: ‘Se depender de mim, não tinha dengue’. Isso depende muito dos moradores também. Depende de cada um.”
 
REPÓRTER: O Aedes se reproduz em locais que acumulam água e transmite doenças como a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika, que está associado à microcefalia em bebês recém-nascidos. É necessário apenas 15 minutos por semana para eliminar possíveis focos do mosquito em casa e proteger a sua da sua família e amigos. Por isso é fundamental que todos participem do combate ao Aedes, como reforça a coordenadora de saúde de Visconde do Rio Branco.
 
SONORA: Helaine Balbino, coordenadora de saúde do município
 
“É muito importante a participação de todos os moradores de Visconde do Rio Branco no combate do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus."
 
REPÓRTER: Visconde do Rio Branco tem 78 agentes comunitários de saúde e de endemias realizando visitas domiciliares nos 20 mil imóveis da cidade. Mas, você também pode ajudar a acabar com o mosquito na cidade. Peça a visita de agentes em locais que possam ter foco do mosquito como em terrenos abandonados ou em casas que estão fechadas. Ligue para a prefeitura no número 3559-1902 e ajude nesse combate. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika no site do Mistério da Saúde. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.