Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

Três cidades do Paraná recebem reconhecimento federal de situação de emergência

Paranavaí, Santa Izabel do Oeste e São Miguel do Iguaçu podem, a partir de agora, pedir apoio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional

ÚLTIMAS SOBRE PARANÁ


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta terça-feira, a situação de emergência em três cidades do Paraná atingidas por desastres naturais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e pode ser acessada neste link.

No município de Santa Izabel do Oeste, a população sofreu com enxurradas. Já em Paranavaí, o problema registrado foi um vendaval, enquanto em São Miguel do Iguaçu, houve queda de granizo.

No fim de outubro, a Defesa Civil Nacional enviou duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para verificar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado. Os técnicos deram apoio aos municípios afetados nos pedidos de reconhecimento de situação de emergência e de recursos para atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

Desde então, além de Santa Izabel do Oeste, Paranavaí e São Miguel do Iguaçu, outras 12 cidades do Paraná tiveram a situação de emergência reconhecida: Cruzeiro do Oeste, Moreira Sales, Nova Londrina, Ramilândia, Japurá, Indianópolis, Alvorada do Sul, Foz do Iguaçu, Terra Rica, Farol, Ourizona e Rondon.

Também nesta terça-feira, o MDR reconheceu a situação de emergência em Bom Jesus da Lapa, Marcionílio Souza e Planaltino, na Bahia, e em Carnaúba dos Dantas, Pau dos Ferros, São José do Campestre, Sítio Novo e Venha-ver, no Rio Grande do Norte.

Apoio financeiro

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores municipais podem pedir apoio financeiro ao MDR para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) https://s2id.mi.gov.br/ . Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Nesta terça-feira, duas cidades paranaenses receberam repasse do MDR para ações de defesa civil. Serão R$ 61,7 mil para Moreira Sales e R$ 26,6 mil para Indianápolis.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em três cidades do Paraná atingidas por desastres naturais. Em Santa Izabel do Oeste, a causa foram as enxurradas e em Paranavaí, houve vendaval. Já São Miguel do Iguaçu passou por queda de granizo.

No fim de outubro, duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres, o Gade, estiveram no Paraná para verificar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado entre os dias 22 e 24 do mesmo mês. 

Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, detalhou a situação em que o estado se encontra após os desastres naturais. 

TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
"São grandes destelhamentos, vários desabrigados e muitas pessoas precisando do auxílio do Governo Federal para recuperar suas residências e as infraestruturas públicas afetadas. A nossa missão será agilizar os processos de decretação de situação de emergência e, principalmente, a liberação de recursos para a recuperação das áreas afetadas.”

LOC.: Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores municipais podem pedir auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

Nesta terça-feira, duas cidades paranaenses receberam repasse do MDR para ações de defesa civil. Serão mais de 60 mil reais para Moreira Sales e 26 mil reais para Indianápolis.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal na área de proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br. 

Reportagem, Roberto Wagner