LOC.: A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em três cidades do Paraná atingidas por desastres naturais. Em Santa Izabel do Oeste, a causa foram as enxurradas e em Paranavaí, houve vendaval. Já São Miguel do Iguaçu passou por queda de granizo.
No fim de outubro, duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres, o Gade, estiveram no Paraná para verificar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado entre os dias 22 e 24 do mesmo mês.
Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, detalhou a situação em que o estado se encontra após os desastres naturais.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
"São grandes destelhamentos, vários desabrigados e muitas pessoas precisando do auxílio do Governo Federal para recuperar suas residências e as infraestruturas públicas afetadas. A nossa missão será agilizar os processos de decretação de situação de emergência e, principalmente, a liberação de recursos para a recuperação das áreas afetadas.”
LOC.: Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores municipais podem pedir auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.
Nesta terça-feira, duas cidades paranaenses receberam repasse do MDR para ações de defesa civil. Serão mais de 60 mil reais para Moreira Sales e 26 mil reais para Indianápolis.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal na área de proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Roberto Wagner