Data de publicação: 24 de Julho de 2025, 01:00h, Atualizado em: 24 de Julho de 2025, 06:30h
O Sebrae promove em Brasília, de 23 a 25 de julho, a edição de 2025 do “Transformar Juntos”. O evento ocorre no hotel Royal Tulip, é gratuito e aberto ao público. A programação conta com 70 atividades focadas no tema central deste ano: sustentabilidade, inovação e desenvolvimento territorial.
A iniciativa é voltada principalmente para agentes de desenvolvimento, gestores públicos e representantes de prefeituras e governos estaduais. Os interessados podem se inscrever pelo site oficial ou diretamente no local do evento.
O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, afirma que o encontro tem como objetivo o compartilhamento de tecnologias, recursos e conhecimentos com o poder público, oferecidos pelo Sebrae e parceiros. “Aqui a gente pega as principais políticas disponíveis no Brasil e tenta não só articular e mobilizar, mas como instrumentalizar, colocar à disposição desses gestores que fomentam o empreendedorismo, melhoram o ambiente, estimulam a economia local — é dar as condições para que a economia flua.”
O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destaca a relevância da iniciativa. “Um evento como esse reforça as nossas ações na área da sustentabilidade, da resiliência. O Brasil hoje tem um diferencial competitivo muito grande nessa direção, na utilização responsável e solidária dos nossos recursos humanos. E o Sebrae tem sido um grande parceiro no fortalecimento dessas cadeias produtivas”.
Programação
Durante os três dias, palestras e oficinas abordarão temas cruciais para o avanço do país, como boas práticas de desenvolvimento territorial, atuação conjunta, associativismo, bancos comunitários e moedas sociais.
Entre os palestrantes confirmados, estão Leandro Grass, presidente do IPHAN; Everton Santos, diretor de Normas e Sistemas do Ministério da Gestão e Inovação (MGI); e o prefeito de Maringá, Silvio Barros.
A programação também promoverá discussões aprofundadas sobre transição energética justa, resiliência climática e cidades inteligentes. O empreendedorismo como política de governo e a inteligência artificial também serão destaques.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, acredita que a sustentabilidade — pauta principal da edição deste ano — deve ser o pilar central da economia. “Nós não podemos mais imaginar a abertura de uma economia, seja ela pequena ou grande, que não esteja consolidada no conceito da sustentabilidade. Uma economia agressiva, por natureza, já nasce sem possibilidade de crescimento. A sustentabilidade é um conceito consagrado, principalmente no modelo da pequena economia brasileira”.
Novidades
A edição de 2025 contará com um painel especial com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que discutirá os recursos da educação, com foco no programa Dinheiro Direto na Escola.
Outra novidade é o empório de expositores, com produtos para exposição e venda com Indicação Geográfica de diversas regiões do Brasil.