SINOP (MT): Com mais de 2 mil notificações de doenças relacionadas ao Aedes, cidade permanece em alerta

A cidade tem mais de duas mil e 300 notificações dessas doenças. Até o momento, foram confirmados 420 casos de dengue, um de chikungunya e 294 de Zika. 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Sinop está na lista dos municípios considerados prioritários pelo Ministério da Saúde no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A cidade tem mais de duas mil e 300 notificações dessas doenças. Até o momento, foram confirmados 420 casos de dengue, um de chikungunya e 294 de Zika. Para ajudar a combater o inseto, 208 agentes de saúde e de endemias visitam as residências de Sinop para identificar e eliminar os focos do mosquito. Nem por isso, os moradores devem descuidar de suas casas, como explica o secretario de Saúde de Sinop, Manuelito Rodrigues.
 
 
SONORA: secretário de Saúde de Sinop, Manuelito Rodrigues
 
”A secretaria de Saúde de Sinop vem convocar, mais uma vez, a população para que toda a sociedade nos ajude. Nós necessitamos que cada morador faça o mínimo, que é o seu dever de casa, tirando o lixo que possa acumular água e potencialmente possa estar evoluindo para os criadouros do mosquito Aedes.”
 
REPÓRTER: Joselina Almeida mora no bairro Palmeiras e sabe bem disso. Uma vizinha dela teve febre chikungunya, o que a deixa preocupada. Ela conta que tem cuidados em casa, mas reforça que o combate ao mosquito é responsabilidade de todos.
 
SONORA: Joselina Almeida, moradora do bairro Palmeiras
 
“Aqui a gente tem a água do cachorro, mas é trocada todo dia. Acho muito importante, tem que combater. Qualquer coisinha que acumule água tem que cuidar, porque tem a chikungunya, Zika, dengue. É um perigo. Minha vizinha aqui pegou chikungunya. Eu fico preocupada, porque se ela pegou é porque deve ter algum foco por perto. Se o vizinho não tiver cuidado, é a mesma coisa que eu não ter. Todo mundo tem que ficar atento”.
 
 
REPÓRTER: Participe dessa luta. Ajude a verificar se, na sua rua ou no seu bairro, existem casas fechadas ou terrenos abandonados e avise a prefeitura de Sinop. Peça a visita de agentes comunitários nesses locais, pelo número de telefone 3511-1943. É muito importante a sua participação. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika no site do Ministério da Saúde. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br
 
 
Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.