Foto: Vitor Madeira/Imagens do Povo
Foto: Vitor Madeira/Imagens do Povo

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência promove a conscientização sobre inclusão

Atendimento multiprofissional na rede pública desenvolve habilidades para vida independente

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece dos dias 21 a 27 de agosto, e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas dessa população. A data foi instituída pela lei nº 13.585/2.017. O Ministério da Saúde reforça a necessidade de promover a inclusão social e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento multiprofissional para o desenvolvimento de habilidades e execução de atividades de vida independente, com destaque para:

  • Estimulação precoce;
  • Orientações à família;
  • Orientações à escola;
  • Discussão de caso em equipe e elaboração de projeto terapêutico singular;
  • Práticas terapêuticas, para promoção do desenvolvimento neuropsicomotor, habilidades de desempenho ocupacional, linguagem, habilidades comunicacionais, de interação social e de aprendizado.
  • Inclusão profissional

O Instituto Jô Clemente (IJC), está promovendo a campanha “Nosso Trabalho se Mistura com o Seu”, desde o dia 24 de julho. O objetivo é estimular a inclusão de pessoas com deficiência como diferencial para as organizações. De acordo com o IJC, mais de 3,5 mil pessoas com deficiência intelectual foram contratadas em mais de 50 empresas e órgãos públicos. 

De acordo com Priscilla Camargo, gerente-executiva de Marketing, Comunicação e Comercial do IJC, o foco da campanha é destacar a importância das oportunidades profissionais para as pessoas com deficiência.

“A inclusão da pessoa com deficiência intelectual e ou transtorno do espectro autista tem que ser encarado como oportunidade de novos olhares, novos insights e de inovação”, defende Priscila.

Pessoas com deficiência intelectual podem procurar o Instituto para participar dos processos do mercado de trabalho em todo o território nacional. Paulo Nogueira, de 27 anos, conquistou uma vaga de Jovem Aprendiz em uma empresa de cosméticos, como auxiliar de escritório no RH . 

“Minha experiência de inclusão profissional foi a melhor de todas. Eu acho o trabalho muito divertido, não importa onde seja, e acho também que é muito legal você ter um trabalho em que se possa conviver com as pessoas, fazer amizade, ter seu próprio dinheiro, concluir os nossos objetivos e concluir os objetivos da empresa também”, comenta Paulo. 

Para mais informações sobre os projetos ofertados pelo IJC, acesse o site.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.