SAÚDE: Governo sugere “sábado da faxina” para combater o Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para intensificar o combate ao Aedes aegypti, o Governo Federal sugere que, toda semana, a população faça um “sábado da faxina” e extermine possíveis focos do mosquito em casa, quintais e áreas externas. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, explica que é necessário manter essa rotina para acabar com os criadouros do Aedes, que transmite dengue, chikungunya e Zika vírus.

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“O que o Ministério da Saúde está recomendando é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier, e dedique 15 minutos do seu tempo.

 

REPÓRTER: O ministro explica que, com esse gesto, é possível interromper o ciclo de vida do mosquito.

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

 “A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo”. 

 

 

REPÓRTER: Nesta sexta-feira, Castro participou, em Brasília, de uma ação em que prédios da administração pública realizaram vistorias para identificar possíveis focos do mosquito. É uma mobilização nacional que, nesta sexta-feira, contou com a participação dos 223 municípios eleitos pelo Ministério da Saúde como prioritários em relação ao Aedes. Mais informações sobre a dengue, a chikungunya e o Zika podem ser encontradas na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.